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Boicote o "Pânico"

] O programa humorístico que teve início em 2003, foi o principal motivador de um dos piores fenômenos sociais presentes nas escolas de ensino básico do Brasil. O bullying. Bullying: se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder. O programa em questão organiza sua programação a partir de quadros humorísticos baseados na crítica direta das diferenças. Pessoas “feias”, gordas, pobres, gays, deficientes, idosos, humildes, magras, altas, baixas, doentes, ignorantes e outros, são os principais alvos do humor negro e malicioso do Pânico. A reprodução dos padrões de estética midiáticos (que seguem a mídia) é um dos principais recursos de audiência que

Vício e desigualdade na digitalização

As transformações naturais das formas de linguagem e leitura de mundo estão cada vez mais aceleradas. Em um período de milhares de anos a oralidade predominava como método didático de educação quando nem mesmo havia a concepção de educação como atividade humana. A formação intelectual e pessoal fazia parte das tradições culturais, religiosas e sociais. No decorrer de milênios após o uso da linguagem a escrita foi desenvolvida e se responsabilizou-se pela transmissão do conhecimento. O universo do conhecimento multiplicou-se através da escrita. A produção e o registro do conhecimento potencializaram-se infinitamente. A construção de novas teorias, padrões, formas de linguagem e leitura de mundo se formou e eternizou-se em livros. O registro em livros proporcionou uma quase perfeita eternização, se considerarmos o caráter material do papel. Graças a isso muitas obras, trabalhos, diários, documentos e outros tipos de registro foram e são preservados para posteriores estudos e repr

O tempo, o mistério e o Homem

Tempo. Infinito tempo. Passado. Presente. Futuro. Imperfeito futuro perfeito. Tempo que passa na História. Memória que fica no tempo. Tempo que pulsa. Universo que expulsa. O estático de seu movimento. Mistério que cria o espaço. Matéria que vira energia. Energia que cria matéria. Matéria que vibra no espaço. Tempo que cria a vida. Vida que vive no tempo. Tempo que cria o Homem. Homem que recria o tempo. Tempo em movimento. No espaço vazio do universo. Universo que cria o Homem. Mistério que cria o universo. Tempo criado por Deus Deus criado por Homem Tempo de Oyá, Javé e de Zeus Deus o vazio do Homem.

Arte e Educação

A arte e a educação podem fazer excelentes parcerias. Mas há riscos. Se não forem estabelecidos parâmetros e direcionamentos a arte pode subjugar a função educacional e se perder em arte pela arte. Pode banalizar a ação educativa. É cada vez mais difícil penetrar no universo jovem através de ações convencionais. E será ainda mais difícil se ocorrer a banalização de tais ações. A banalização de estratégias e métodos educativos alternativos está cada vez mais comum na sociedade de consumo. Qualquer atividade pedagógica pode ter dois caminhos perante o modelo educacional e o contexto cultural atual: em primeiro lugar, pode a ação pode adquirir um caráter absolutamente lúdico, imediato e sem nenhum tipo de construção. Em segundo lugar, a ação pode adquirir uma função favorável à sociedade de consumo. Exaltar suas características. Se mostrar eficiente e a favor da sociedade de consumo. A arte enquanto exaltação de sentimentos adapta-se às transformações sociais, mas não as define. A c

O conhecimento é uma arma. E a ignorância também... que tristeza!!!!!

Caros leitores cidadãos, assistindo a vergonha ética da atual campanha à presidência pus-me a refletir. Sou apartidário. Partidos políticos partem os interesses, enquanto os interesses são de todos. Não sou comunista, sou humanista. Prezo o que é bom para a maioria. É impossível não reconhecer o avanço social do Brasil nos último 8 anos. Mesmo seguindo o modelo capitalista neoliberal, o governo capitalista de Lula aconteceu de forma menos selvagem. Isso é indiscutível. Sabemos que a ignorância do povo é a arma, a garantia do sucesso da direita política. Da vitória do modelo de governo capitalista neoliberal. Partindo do pressuposto que conhecimento é poder, o povo não pode adquiri-lo, pois isso ameaçaria a manutenção do sistema. Geraldo Alckmin disse em rede nacional que a educação de São Paulo está muito boa. Que não há progressão continuada. Que os pais, alunos e professores estão muito bem assessorados. Que hipocrisia! Quem vive e atua na educação em São Paulo sabe.

Certo e errado: a construção da ética no mundo consumista

O ser humano é dotado de razão. É dotado do discernimento do que é certo e errado. Errado! O ser humano e sua razão não determinam o que é certo ou errado. O maniqueísmo carrega uma intensa subjetividade. As ações humanas são realizadas dentro de algumas premissas, que por sua vez são construídas de acordo com o meio cultural/social. Enquanto simples animais que somos, as premissas primordiais que regem nossa razão são a sobrevivência e reprodução. Enquanto animais com algo a mais, ou seja, racionais, essas premissas são o prazer, a felicidade, bens materiais, conforto e socialização. Porém como a sobrevivência e reprodução são também direcionadas pela razão nos limitamos às premissas racionais, pois essas podem unir-se às premissas racionais, ou seja, a felicidade, o prazer, o conforto, etc. tornam quesitos de sobrevivência. A subjetividade, ou mesmo relatividade da noção de certo e errado também deve levar em conta seu caráter cultural. Então mais uma vez limitamos a abordagem

A Imensidão da Vida

A razão humana é a grande inimiga do ser-planeta terra. Somos particulas destruidoras em corpo úmido. A infinidade universal nos faz insignificantes. O egoísmo do pensamento cristão,  idéia de Deus, de Deus à imagem e semelhança do homem justifica o processo de apropriação da natureza e de outros homens. Quem somos? Por que Deus, A Criação, O Mistério seriam semelhantes à particulas destruidoras como nós humanos? Por que Deus seria a imagem e semelhança do câncer do ser-planeta terra. Assista: http://www.youtube.com/watch?v=1b-RIn9BtYk