Pular para o conteúdo principal

Boicote o "Pânico"

]



O programa humorístico que teve início em 2003, foi o principal motivador de um dos piores fenômenos sociais presentes nas escolas de ensino básico do Brasil. O bullying.
Bullying: se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.
O programa em questão organiza sua programação a partir de quadros humorísticos baseados na crítica direta das diferenças. Pessoas “feias”, gordas, pobres, gays, deficientes, idosos, humildes, magras, altas, baixas, doentes, ignorantes e outros, são os principais alvos do humor negro e malicioso do Pânico.
A reprodução dos padrões de estética midiáticos (que seguem a mídia) é um dos principais recursos de audiência que prende 90% dos adolescentes do Brasil. Mulheres “super-esculturais”, altamente siliconadas é o padrão imposto.
Para quem vive a realidade escolar sabe o que estou colocando. Os jovens reproduzem com toda veemência os quadros do pânico uns com os outros e principalmente com os mais fracos, pessoas “feias”, gordas, pobres, gays, deficientes, idosos, humildes, magras, altas, baixas, doentes, ignorantes, etc..
Está cada vez mais comum casos de depressão, rejeição em freqüentar a escola, problemas psicológicos, rebeldia na família, isolamento social e até tentativa de suicídio por quem é alvo de Bullying.
Posso afirmar com propriedade, o programa Pânico é um dos principais responsáveis por esse fenômeno. Nessa década o fenômeno virou caso de profundos estudos, projetos e programas para tentar amenizar a prática do pré-conceito, que muitas vezes é praticado com violência.
Se você faz questão de acompanhar humor e mulheres gostosas, procure outras alternativas. Na internet está cheio.
BOICOTE O PÂNICO.

Comentários

  1. Parabéns pelas suas observações. As pessoas buscam entretenimento de modo obcecado, mas pouquíssimas percebem a infeliz consequência desse ato.

    Já boicoto publicamente esse programa inútil sempre que posso, e fico feliz por sua contribuição.

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente eu gostaria de te parabenizar pelo blog, que está muito bacana.
    Depois, gostaria de te parabenizar por esse texto sobre esse programa que, como o próprio nome já diz, me dá "pânico" só de pensar.
    É um absurdo um programa que humilha as pessoas e trata a mulher como um objeto (são todas bonitas e burras) conseguir fazer sucesso. E é também inconcebível que a televisão brasileira se preste ao papel de veicular coisa tão bizarra. O mais absurdo é que não são só os adolescentes que assistem (e gostam) do programa. Conheço muitos adultos com curso superior que assistem e reproduzem as piadas do programa.
    Estou encaminhando o link do seu blog para alguns amigos para que estas idéias sejam compartilhadas.
    Sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  3. Esse programa e mesmo um "pânico" passa uma imagem ridícula da mulher brasileira e as piadinhas , são mesmo uma porcaria esse programa os pais deveriam proibir seus filhos de assistirem além de não ter nada educativo só ensinam os jovens a praticar bullying, aff o que que eles não fazem pra dar ibop.

    ResponderExcluir
  4. Gostei do texto só tenho uma observação a fazer, como um texto critico e bem escrito como este se refere a mulher "gostosa" ai penso o que seria uma mulher "gostosa">. A imagem da branca de corpo escultural como a mídia sempre mostra bom penso que todas as pessoas a seu modo tem a sua gostosura asse. AJAGUDNAN.

    ResponderExcluir
  5. O termo "mulher gostosa" se refere justamente a um conceito construído e não a uma opinião pessoal.

    Obrigado pela observação.

    ResponderExcluir
  6. Realmente profs, eu mesma quando tava no ensino fundamental passei por muito disso. É ridiculo vc ser chamada de apelidos bobos só pelo fato de voce nao ter uma bunda gigante, ou um peito que salte para fora da sua blusa.. e pior ainda, por pessoas que voce tem que ver todo dia e sempre falam aquelas coisas... Muitos nao percebem que fazer papel de bobo, zoar pessoas que nao lhe fizeram nada, ou gostar de mulheres que sao iguais é uma coisa ridicula, e a grande maioria até acha legal ser odiado pela escola toda, acham que isso é ser "popular"...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Capital e Social + ismo

CAPITAL é dinheiro que gera dinheiro. ISMO é tem a ver com doutrinas ou sistemas. Logo Capitalismo é um sistema pensado e elaborado a partir do CAPITAL, pelo CAPITAL e para o CAPITAL. Isso significa, em tese, que um país capitalista que dá certo é um país que aumenta a riqueza de um ano pro outro. Que aumenta o PIB, o comércio, os lucros. E uma parcela de miseráveis é consequência inevitável. E outra parcela de pobres é necessária. Haver pobreza e fome no capitalismo não é dar errado. É parte dele, inerente, necessário. Se a riqueza tá crescendo tá dando certo, não importa se está se acumulando. Agora raciocina o oposto. SOCIAL + ISMO. Sistema pensado e elaborado para o bem estar social. Em tese, um país socialista que dá certo é o país em que não há fome, miséria, sofrimento social, mesmo que esse país não aumente sua riqueza de um ano pro outro. Num país socialista, mesmo que não haja circulação de marcas, importados, tecnologias, itens de consumo, ele pode dar certo. Não haver pobre

Comparação entre Nazismo e Comunismo

É comum argumentos rasos que comparam nazismo e comunismo com números de mortos. Quando pessoas com simpatia ao nazismo, ou antipatia ao comunismo, ou as duas coisas, não sabem falar sobre comunismo, elas costumam afirmar que na China de Mao Tsé Tung e na União Soviética morreram muito mais pessoas que no nazismo.  Esse é um raciocínio leviano, ou seja, raso. Pq?   Vamos comparar a quantidade de africanos e indígenas que morreram (e morrem) e foram escravizados ( e são) por 5 séculos. Daí a gente compara o catolicismo e o protestantismo com base em quantas pessoas ambos mataram? Daí a gente tem o valor de uma e de outra religião. Afinal o número de mortos que aquela fé/ideologia causou define o valor de ambas, uma melhor outra pior.  É basicamente a mesma coisa. Vamos julgar os católicos pelo que fizeram com indígenas como julgamos nazistas pelo que fizeram com judeus? Faz sentido o raciocínio?  Comparar nazismo e comunismo é comparar ideologias e motivações para ações de pessoas.  Co

a questão é ÉTICA. é sempre ética.

  lixo na rua, banheiros imundos, escola vandalizada, colar na prova, furar fila. golpistas de todos os tipos prosperam na sociedade de consumo. Cartão de crédito, boletos falsos, aplicativos e emails com fraudes. Golpe do celular, da casa própria, da funerária, do plano de saúde, do seguro do carro. Golpe atrás de golpe. polícia abusiva. grito, suborno, esculacho e humilhação, as vezes só porque o documento está atrasado, e o seu guarda não foi com sua cara. taxas, impostos e juros pra todo lado. absurdamente. abusivamente. e, por outro lado, propina solta pra fiscal deixar passar bastante contrabando. Celular, queijo, farinha de todos os tipos. É o mercado que gira de tudo, basta ter quem compra. tem mentira e manipulação ao vivo todo dia. tem omissão de informação, tem conchavo de empresa, com polícia, político e chefão de boca e milícia, e até com canal de televisão. Esse país é mesmo exemplo de ORGANIZAÇÃO. tem rádio, TV e jornal, que só informa o que quer. e no final dá no tom d