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O que você espera?

Espero ser feliz. Espero conquistar um grande amor. Espero não me machucar. Espero me divertir ao máximo. Espero que as pessoas gostem de mim. Espero que as pessoas que eu gosto sejam felizes. Espero ter sucesso na vida. Espero ter um bom emprego. Espero poder ajudar as pessoas. Espero aprender muitas coisas. Espero desenvolver dons artísticos. Espero superar minhas dificuldades. Espero me tornar uma pessoa melhor a cada dia. Espero ter paciência com os ignorantes e compreensão para com os incompreensíveis. Espero que as pessoas que dizem me amar entendam meus defeitos e ações. Espero não magoar meu próximo. Espero não ofender outras pessoas. Espero ter sempre coisas saborosas para comer. Espero não ter problemas de saúde. Espero ser capaz de superar com facilidade qualquer problema que me ocorra.  Espero... Espero... Espero....  é... acho que nunca conseguirei... mas... espere um pouco... e se eu substituir a palavra espero por quero... ah... aí tenho mais chances, afinal "q

Teoria do Amor Verdadeiro

Para a harmonia das relações humanas não há fórmulas. Porém temos que buscar pensá-las constantemente. E qual é a mais significativa e relevante relação humana? O AMOR. O amor é capaz de desequilibrar qualquer ser humano. Tirar do foco, por mais importante que seja esse foco. Muda radicalmente a vida das pessoas sem que elas tenham controle sobre o isso. Muitos, se não a maioria, vivem pelo e para o amor. Buscando algum amor em algum lugar. Lutando por um específico, porém impossível. Vivendo na contemplação platônica, consciente e conformado com a não concretização desse amor. Há também as desilusões. Traições. A perda da pessoa amada. Há ainda o amor inesperado. Inusitado. Quase impossível pelas condições sociais, de gênero, cor, classe. O amor   aviva e destrói. Em diferentes medidas, contextos e momentos. O amor é egoísta. Individualista. Não abre mão de vaidade por nenhuma situação. É também traidor. Pela própria vaidade. Contudo, é provável ou possível um amor verdade

Carisma e autoridade: A difícil tarefa de enfrentar adolescentes

O choque de gerações sempre existiu e sempre vai existir. Os adolescentes não entendem os adultos. Não entendem o mundo, sua vida nem a si mesmos. Aliás, não é da natureza da adolescência compreender as coisas. A marca desta fase da vida é a incompreensão. A incompreensão deles sobre o que é certo ou errado, sobre o que é bom ou ruim para si mesmos, torna extremamente necessário, à vida dos adolescentes, referências de autoridade. Os adolescentes de hoje, que tem pais que foram adolescentes nas décadas de 80 e 90, vivem um interessante fenômeno que é a falta de autoridade em suas vidas, salvo as exceções. Ou seja, o comportamento de muitos adolescentes em ambientes sociais como a escola, em grande parte, é reflexo de uma certa carência de autoridade. Daí surgem sérios conflitos entre alunos e professores. A maior reclamação da maioria dos professores atualmente é, sem dúvida, a falta de respeito e o descaso de adolescentes em relação aos professores. A questão é que

Sociedade ideal, democracia ideal, sonho real, realidade (im)possível

Para que uma sociedade, nação ou mesmo humanidade, fosse realmente justa os direitos humanos básicos teriam que ser acessíveis a todos. E quais são eles? Educação, saúde, segurança, moradia, alimento, lazer, saneamento (água, energia, esgoto). É o sonho de qualquer cidadão... será? Será que todos sonham isso? Será que as pessoas estão preocupadas com o mundo à sua volta? Com o mundo em que seus filhos e netos crescerão? Se não há nem mesmo vontade, como chegar à realidade? Uma sociedade justa, um socialismo ideal seria possível? Sim. Pela democracia ideal. E para chegarmos a democracia ideal, precisamos atingir valores ideais. Ética ideal. No socialismo ideal, um médico, por exemplo, não se importaria em ganhar um salário equivalente ao de um faxineiro ou agricultor. No socialismo ideal o trabalho seria “igualmente” valorizado, pois todos os setores são necessários à harmonia social. De um outro ponto de vista, por que não poderia uma pessoa, capacitada a ser um mé

Uns e Outros

  O outro é o inimigo de um. Mas aliado seria se fosse amigo do outro. O outro tem medo do um. Pois um quer sempre ser o outro. O outro sempre inveja o um, pois o um sempre se acha melhor que o outro. O outro nunca elogia o um, pois, um não valoriza o outro. Um não respeita o outro, e o outro sempre despreza o um. Um e outro não são felizes. Nunca serão. Vivem sós, mesmo rodeados de uns e outros. Um e outro não sabem que um depende de outro. Que outro também é um e, um pode ser outro. Um e outro não sabem. Não querem saber. Mas sentem. Vão sempre sentir. Que um completa o outro. Que outro precisa de um. Um não vive sem outro. Que um pode vir a ser outro. Por isso o outro sempre deve respeitar um. Um é você. Ele é outro. Ela é uma, e pode se tornar outra. Nós somos um. Eles são outros, que também são um. Outros são uns. Uns são todos. E todos somos um.  

Palavrões... sem moralismo e sem ofensa

          A expressão verbal é um dos principais atributos que compõem a evolução humana. E, como todas as manifestações culturais, ela, a expressão verbal, é regrada por moralismos.                    O sexo, a sexualidade e os órgãos sexuais são naturais aos seres vivos, e nos humanos são condicionados por questões culturais. De certa forma, desmoralizados por muitas culturas.                  Prostituição é uma profissão. Aliás, umas das mais antigas do mundo, uma vez que, em uma época em que quase não havia comércio as mulheres trocavam o calor de seu corpo e de seu afeto por bens e benefícios.             Existem muitos tipos de adjetivos, em nossa língua, que podem ser usados para denegrir a imagem, qualidade ou integridade de outras pessoas. Também para expressar raiva, ira, indignação e outros sentimentos negativos. E em alguns casos positivos, como no caso de um orgasmo ou em uma grande surpresa. Porém adjetivos que expressem tais sentimentos, que pertencem aos m

Celular e sala de aula

      Os celulares na sala de aula tem infernizado a vida de professores, coordenadores e diretores nas escolas. Um verdadeiro vício nos fones de ouvido e na facilidade de andar com uma câmera, uma músicoteca, um gravador, um computador e muito mais (em 10 centímetros quadrados) é um dos grandes problemas enfrentados nas salas de aula. Mas o que fazer? Combater, abolir, confiscar, proibir? Uma coisa é fato. Não vamos conseguir convencer jovens a não utilizarem seus aparelhos. O aparelho é uma propriedade privada do indíviduo, ou seja, não pode ser confiscado. Então se não podemos com o inimigo temos que nos aliar a ele. Toda essa tecnologia comprimida em alguns centímetros quadrados pode servir como excelente ferramenta pedagógica e disciplinar.       Isso mesmo câmeras, gravadores, bluetooths, música e internet são ferramentas pedagógicas muito eficazes em muitos tipos de atividades pedagógicas. Gravação de uma aula expositiva, produção de vídeos, montagem de aulas com imag