![]() |
Para que uma sociedade, nação ou mesmo humanidade, fosse realmente justa os direitos humanos básicos teriam que ser acessíveis a todos. E quais são eles? Educação, saúde, segurança, moradia, alimento, lazer, saneamento (água, energia, esgoto). É o sonho de qualquer cidadão... será? Será que todos sonham isso? Será que as pessoas estão preocupadas com o mundo à sua volta? Com o mundo em que seus filhos e netos crescerão?
Se não há nem mesmo vontade, como chegar à realidade?
Uma sociedade justa, um socialismo ideal seria possível? Sim. Pela democracia ideal. E para chegarmos a democracia ideal, precisamos atingir valores ideais. Ética ideal.
No socialismo ideal, um médico, por exemplo, não se importaria em ganhar um salário equivalente ao de um faxineiro ou agricultor. No socialismo ideal o trabalho seria “igualmente” valorizado, pois todos os setores são necessários à harmonia social. De um outro ponto de vista, por que não poderia uma pessoa, capacitada a ser um médico, partilhar de seu dom, capacidade e formação para o bem de seus semelhantes? Esse médico se tornaria um médico sem o trabalho de outros setores? Sem um ambiente limpo, sem seu lar limpo, sem comida em casa, o médico seria médico? Em uma sociedade saudável, os médicos seriam mais importantes do que agricultores?
O verdadeiro socialismo é possível com uma verdadeira democracia. Uma verdadeira democracia, por sua vez, seria aquela em que todas as pessoas direcionassem suas preocupações para o coletivo. Seria aquela em que todas as pessoas fossem preparadas para escolher devidamente seus representantes. Aquela em que a diversidade convivesse com o respeito. Desse modo as pessoas não se conformariam em ter mais que se semelhante. Não aceitariam uma sociedade onde o luxo de uns é o sofrimento de outros. O ser humano é condicionado. Nossas crianças são condicionadas a se tornarem os adultos que se tornam. E por que não condicionamos pessoas melhores? Mais humanas? Mas coletivistas?
A verdadeira democracia é um sonho. Um sonho possível. Um sonho que só a educação poderia realizar.
O verdadeiro socialismo é uma utopia. Um “não” lugar que só a verdadeira democracia poderia encontrar.
E educação é um direito humano. Uma ação que à todos deveria alcançar.
Mas enquanto formos um país onde nosso sonho não é nosso, mas sim “americano”. Um país que cultua o silicone, loiras e músculos. Um país que consome cada vez mais fast foods e facebook. Um país do “Big” “Pânico”. O país do futebol. O país que mais compra carros novos. Um país onde os direitos humanos são produtos que podem ser comprados dos convênios médicos e instituições particulares. Enquanto isso... nossa democracia será ideal e o socialismo uma utopia.
Comentários
Postar um comentário