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A felicidade, segundo os Orixás.

"Quando da criação do mundo, os Orixás se reuniram para organizar as coisas entre os homens, a natureza e tudo o que passaria a permear a existênicia humana. Depois de tudo posto em seus devidos lugares, segundo o consenso dos Orixás, sob o ministério de Oxalá, sobrou um último e problemático tema: a felicidade. Muito se tinha discutido sobre o assunto. O que fazer? Onde colocar a felicidade para que os seres humanos possuíssem esse sentimento tão importante para eles? Todos opinaram sobre o que fazer com a felicidade. Ogum quis colocar na luta, nas batalhas e conquistas, mas não convenceu a todos e nem a Oxalá. Odé(Oxossi) pensou em depositar a felicidade na fartura, no pão de cada dia, no alimento. Ossãe opinou pelo mistério, pelo segredo das coisas.   Em vão. Obaluayê  pensou em depositar a felicidade na caridade, na ajuda aos pobres. Na humildade. Oxumarê, então quis optar na transformação. A felicidade nas mudanças. Nanã pensou em depositar na integridade pessoal. N...

Candomblecista ou Cristão? O que você é?

Por Myleo Você se sente um pecador? Você faz o sinal da cruz quando passa perto de igrejas e cemitérios? Você diz “amém” quando lhe dizem “vá com Deus”? Você faz penitência na quaresma? Você guarda a sexta-feira da paixão? Você celebra o natal com fé? Você acredita no juízo final? Você batiza seu filho da Igreja Católica? Você casa ou incentiva o casamento de iniciados em Igrejas cristãs? Você acredita que Esú é o próprio Diabo? Você acredita que Oxalá é o próprio Jesus? E que Ogum é o próprio São Jorge? Você se diz espírita quando lhe perguntam sua religião? Então você não é filho de “Santo”, você é cristão. O Candomblé não é Cristão. Em nome da Cruz e de Cristo muitos filhos de “Santo”, de Orissá, morreram, apanharam, foram torturados, perseguidos e presos. Pelos bons costumes e moral da igreja, Candomblé e Capoeira foram considerados crimes, pela constituição federal, até meados de 1930. Em folhetos, sermões e discursos informais, você freqüentador d...

Culto aos Orixás: A resistência como fator de existência

Por Alan Geraldo Myleo O culto aos Orixás é uma das manifestações religiosas mais antigas do mundo. De acordo com as principais fontes antropológicas, o continente africano é o berço da humanidade, ou seja, onde foram encontrados os mais antigos vestígios da passagem do homo sapiens sapiens e de suas respectivas organizações sociais. Ao longo do tempo, os grupos humanos que foram se espalhando pelos continentes criaram manifestações culturais e religiosas das mais diversas maneiras e com características únicas. A migração do homem para o mundo reproduz variações e continuidades que partem de troncos principais. Assim sendo se compararmos a mitologia de várias regiões e povos é possível identificar semelhanças. A principal delas é a regência e harmonia dos personagens sobre as forças da natureza. Em todas as mitologias antigas, de povos que se organizaram ainda no Neolítico assim como nas civilizações antigas da Ásia e do Mediterrâneo observa-se a relação direta entre perso...

O que é Candomblé?

Por Myleo Na condição de escravos, milhares de africanos de diferentes etnias vieram para o Brasil, Antilhas e Cuba. O que trouxeram? Sua fé. O culto aos Orixás. Não trouxeram bens materiais, livros sagrados, ou nada parecidos. Trouxeram a memória dos ancestrais como maior e mais forte herança e forma de resistência. Não tinham o objetivo de implantar algo novo. Nem de criar uma nova sociedade, uma nova religião. Houve a resistência pela preservação do que já existia. O Candomblé é fruto dessa resistência. Fruto da permanência do culto ancestral africano. Não foi planejado, inicialmente. Para qualquer brasileiro que ouviu falar, conhece e/ou pratica alguma religião afro-brasileira é importante entender o que é o culto aos Orixás. Orixá é uma variação da palavra Ori Axé. Ori = Mente, cabeça. Axé = força. Poder ser também traduzido como Senhor (xá) da cabeça (Ori). Ou seja, aquele que tem a mente forte, ou aquele que foi muito forte. E são esses os Orixás, os ancestrais. O ...

Democracia além do voto

E agora brasileiro? Sendo oposição ou não os brasileiros tendem a voltar a fechar os olhos para tudo o que se passa em nosso país. Para muitos as eleições foi mais uma disputa, mais uma masturbação de ego, mais uma mera reprodução de informações (e muitas, idiotas e sem fundamento de ambos os lados). Todos ficaram comovidos com a mobilização pró-Dilma e contra Serra dos artistas, intelectuais, filósofos, médicos e muitas categorias que se uniram em favor da vitória de Dilma. Mas a diferença foi pequena. O que significa que a mobilização por pouco fracassou. O que resta aos brasileiros agora? Tudo. É muito importante termos a consciência que o voto   não   é a única e mais eficiente participação democrática do cidadão , como diz a mídia. Ao contrário, é a mais superficial e ineficiente pois, o voto é individual e só se direciona à escolha do candidato. A maneira mais eficiente é, sem dúvida, a mobilização. A mobilização, nesse momento, consiste na movimentaç...

É nóis na escola!

- e aí? Firmeza na represa mano? - pode crê mané. - então, tá ligado aquela mina lá, ontem maaano?!?! - ã? - ôxe fií, ela pagô maó pau praquele otário daquele prayboy. - ôxe, e cê feiz o que carái?!?! - ô carái, deu vontade de arregaçá no bagúio, carái! - cuidado mano, aquele cara é zica... - é né?!?! ... maaano, o coringão arregaçô onti, zica do baile maano. - Ronaaaldo, zica do pãntano maaano. - aaaah muleque. é nóis. - aí otário, me empresta o lápis, o meu moiô... - ah, vai se fudê maano. - vai você seu filha da puuuta... - ôxe, esse mané é maó otário, carái, bicha do carái. - aí fessor, explica de novo esse bagúi aí que eu num entendi nada. - mano, esse otário desse professor fala pacarái..., carái.

Assistencialismo e Burocracia

Dar o peixe ou ensinar a pescar? Seria muito bom se tal questão fosse tão simples assim. O assistencialismo é uma prática comum ao modelo capitalista neoliberal. A prática assistencialista dos governos tem uma função inevitável, pelo menos até os dias de hoje, que é a redistribuição de renda. Tal redistribuição acontece por que a riqueza material primária (alimento e matéria-prima) gerada pelos países capitalistas provém do suor de menos de 10% da população. Outros 10% são os donos de toda essa riqueza. E o restante ocupa funções do 2º (indústria)   e 3º setores, com predomínio no 3º, ou seja, nos cargos públicos ou prestação de serviços em geral.                 Perante tal realidade surge o problema da redistribuição social, já que o resultado da produção e comércio, que é o lucro, se acumula nas mãos dos 10% proprietários. (VER CONCEITO DE MAIS-VALIA). Sobre isso Hobsbawm diz que “duran...