Pular para o conteúdo principal

Obedecer é fácil. Difícil é escolher e depois assumir a responsabilidade das escolhas.

 


Pessoas com pouca ou nenhuma inteligência tendem a ser fascistas, mesmo quando parecem boas pessoas. Por que seguir o fluxo é mais fácil. Quando um líder defende seus interesses pessoais e sua zona de conforto moral é muito fácil obedecer esse líder.
No fascismo é assim pois o fascismo está associado ao militarismo, e na cultura militar em todos os tempos os militares obedecem as ordens e ponto. Se o líder for eficiente a operação sempre tem sucesso. Se der errado o líder é o responsável. Pode ser facilmente trocado. Os soldados que executam a operação apenas executam, sem questionar. E questionar é crime, dentro da hierarquia militar.
Na democracia todo mundo escolhe (ou pensa que escolhe). E quando a gente escolhe temos que assumir responsabilidade sobre as consequências. E se tudo der errado, eu tenho parte no erro. Decidir em grupo, decidir coletivamente é compartilhar responsabilidade. E também compartilhar direitos e interesses.
Pessoas que não sabem escolher, que não entendem o básico de política, que não participam das decisões das coisas que envolve sua vida tendem a simpatizar com o fascismo. É mais fácil seguir alguém, principalmente se eu pertenço ao grupo pra quem esse líder governa.
O que combate o fascismo, de verdade mesmo, é a educação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que evangélicos neopentecostais odeiam tanto as religiões afro?

Concorrência. Tantos os terreiros e centros de umbanda e candomblé quantos as igrejas neopentecostais se concentram nas periferias e favelas. Elas disputam um mesmo público em um mesmo espaço geográfico. Nas favelas e periferias estão as piores e mais frequentes mazelas. Drogas, violência doméstica, violência do tráfico, violência da polícia, falta de hospitais e escolas decentes. Na favela está concentrado o sofrimento geral que a pobreza causa. E tanto pastores e pastoras quanto pais e mães de santo estão atendendo e consolando essa gente sofrida. Cada uma consola a seu modo. Porém é comum as igrejas neopentecostais declararem ódio e intolerância abertamente contra "macumbeiros" como uma estratégia de manipulação e proveito da ignorância alheia. Um evangélico que mora na favela sempre tem um vizinho macumbeiro. O discurso do medo, do diabo, do feitiço, um pensamento medieval que ainda custa a vida e a honra das pessoas. Um macumbeiro não tem um evangélico como inimigo, a ...

a questão é ÉTICA. é sempre ética.

  lixo na rua, banheiros imundos, escola vandalizada, colar na prova, furar fila. golpistas de todos os tipos prosperam na sociedade de consumo. Cartão de crédito, boletos falsos, aplicativos e emails com fraudes. Golpe do celular, da casa própria, da funerária, do plano de saúde, do seguro do carro. Golpe atrás de golpe. polícia abusiva. grito, suborno, esculacho e humilhação, as vezes só porque o documento está atrasado, e o seu guarda não foi com sua cara. taxas, impostos e juros pra todo lado. absurdamente. abusivamente. e, por outro lado, propina solta pra fiscal deixar passar bastante contrabando. Celular, queijo, farinha de todos os tipos. É o mercado que gira de tudo, basta ter quem compra. tem mentira e manipulação ao vivo todo dia. tem omissão de informação, tem conchavo de empresa, com polícia, político e chefão de boca e milícia, e até com canal de televisão. Esse país é mesmo exemplo de ORGANIZAÇÃO. tem rádio, TV e jornal, que só informa o que quer. e no final dá no t...
Hoje é o dia do registro do meu vô.  Zé Nogueira.  Puxador de enxada. Agricultor raiz.  Aquele que planta, rega, aduba, colhe, carrega no carrinho de mão. Nunca gostou de explorar nem criação, como cavalo, mula e burro e boi. Aquele que pega, carrega e vende no carrinho de mão. Com as próprias mãos.  Anos e anos batendo perna na cidade inteira, vendendo e vendendo, à vista e fiado, mas cobrando com classe e gentileza: leva esse e fica devendo 2, dona Maria.  Zé Nogueira.  A pouca memória que tenho como neto dos do meio, é tanta que não cabe aqui.  Mas só sei que é boa. Memória boa. De um neto que herdou coisa boa.  Bença vô!