Pular para o conteúdo principal

O que faz meu existir?



Não há lugar mais solitário do que as multidões urbanas de nosso tempo.

A rotina do trabalho na babilônia paulistana aglomera melancolias e sofrimentos. Frustrações e vícios. Aglomera rostos e olhares que denunciam sofrimentos acumulados. A textura da pele e as olheiras acentuadas expressam o nível social e os possíveis ofícios de cada um. A estudante de pele macia e maquiagem moderada. Domestica de idade avançada e mãos grosseiras. O enfermeiro vertido de branco com a expressão de noite acordada. O vendedor ambulante com a sacola escondida, atento aos guardas que não guardam quase nada além das ordens dadas por quem manda e desmanda. Cada uma das pessoas fazendo aquilo que lhe resta dentro dessa máquina que chamam se sociedade capitalista. Fazendo o que lhe é mais necessário, e talvez mais digno. Aquilo que lhe escraviza, e talvez liberta: trabalho. Pessoas sendo consumidas para sobreviver ou para enriquecer. Pessoas se consumindo escravizadas por sua pobreza ou por sua avareza.

Mas cada um é um. E cada qual é um ser que existe como uma chama acesa nessa grande fogueira chamada humanidade. Cada qual com seus sofrimentos, pois, por vezes parece que é o que mais temos.

Apertado no vagão, com meu livro na mão, palavras sobre Jesus, Maria e José, postas no papel por um sábio Saramago, tocavam meu coração. Aquela humildade revelada por Maria mãe de Jesus,  me transformava a cada frase lida, como nos transformam os bons livros.

E ali mesmo, lendo sobre Maria mãe de Jesus, estava sentada sob minha leitura uma humilda dona Maria. Dona Maria que escancarava em sua aparência, o desgaste da vida e da própria simplicidade. A julgar pelo horário, junto ao cansado cochilo sentada no banco duro do trem, pela pele enrugada e mãos calejadas, talvez fosse essa Maria uma honrada doméstica. E como não saudar as domésticas. Infinita é a dignidade de seu ofício. Cuida do lar, prepara a sagrada refeição, limpa e organiza a vida das pessoas. Quantas Marias cuidam das famílias de outras pessoas para que outras pessoas possam se dedicar a si mesmas e suas riquezas? Quantas Marias é que dão amor e carinho para crianças ricas abandonadas dentro do próprio lar, em meio à própria riqueza?

Olhando pra todos os lados vemos sofrimentos estampados na cara de muitos. E o pior é imaginar quantos desses sofrimentos não são daqueles naturais. Pois sofrimentos naturais como a perda do amor para outra pessoa, ou a morte de um ente querido. São dores necessárias e inerentes à existência. Porém há dores, sofrimentos, que não são naturais nem divinos. Se Deus é o bem e a bondade plena. Se Deus criou tudo, como pode Deus castigar pessoas com o sofrimento por aquilo que ele mesmo criou? Como pode Deus permitir que uma mulher sofra só por ser mulher? Que um negro sofra por ser negro? Que um homossexual sofra por assim ser? Como pode?

Sofrer por ser quem se é. Sofrer por fome. Não são sofrimentos naturais e não deveriam ser tolerados por nenhum humano.

Vejo sofrimentos nos olhos das pessoas. Nos olhos que nunca se olham. Cada um, em sua rotina diária, passa por centenas de pessoas. Esbarram-se, apertam-se, pisa-se nos pés uns dos outros, mas quase nunca se olham. Quase nunca sorriem uns para os outros.  É extremamente fácil passar minutos olhando para uma pessoa sem ser percebido. E percebendo cada um, sem ser percebido por ninguém pode ser uma das sensações mais solitárias que existe.

Mas nessa solidão há bastante poesia. E chamo de poesia aquilo que te conforta e te causa sensações emotivas. Quando se combina qualquer letra, cor, rima, melodia, formas, sabores, odores. Tudo que se combina se torna, aos nossos sentidos, poesia. Perceber a boniteza das coisas simples do dia a dia é também poesia.

Viver percebendo poesia em tudo e todo momento é um jeito de preencher a existência. As vezes nada muda. Mas com toda certeza a poesia alivia o sofrer do dia a dia.

Poesia é uma das felicidades. E há muitas. Suportar a própria existência exige que cultivemos felicidades dentro de nós. Artes, música, natureza, animais, filhos, viagens, amigos, ajudar o próximo… tudo isso são felicidades que nos preenchem.

Há quem se preencha com dinheiro. Ou com a vontade de tê-lo. Ou ainda com o esforço de tentar parecer que tem. Há quem se preencha com a própria vaidade e ostentação, comprando um casaco de dez mil reais, que não passa de mera distinção entre riqueza e pobreza. Há os que se preenchem tentando ser e parecer melhor que seus semelhantes. E são essas as mais vazias e frustradas pessoas, por mais que se esforcem para preencher seus vazios.

Pergunte para a humildade como se fosse gente:  o que é o SUCESSO?

Ela responderá: sucesso é existir, respirar, enxergar. Amar e ser amado. Existir como se quer, desde que essa existência não subtrais a existência do outro. Não diminua ou comprometa a dignidade da existência do outro.

Perceber a existência dos outros tem uma função muito importante para existência de toda a nossa raça. Perceber o outro é perceber a si mesmo. E percebendo a si mesmo se existe melhor. Se faz uma humanidade melhor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comparação entre Nazismo e Comunismo

É comum argumentos rasos que comparam nazismo e comunismo com números de mortos. Quando pessoas com simpatia ao nazismo, ou antipatia ao comunismo, ou as duas coisas, não sabem falar sobre comunismo, elas costumam afirmar que na China de Mao Tsé Tung e na União Soviética morreram muito mais pessoas que no nazismo.  Esse é um raciocínio leviano, ou seja, raso. Pq?   Vamos comparar a quantidade de africanos e indígenas que morreram (e morrem) e foram escravizados ( e são) por 5 séculos. Daí a gente compara o catolicismo e o protestantismo com base em quantas pessoas ambos mataram? Daí a gente tem o valor de uma e de outra religião. Afinal o número de mortos que aquela fé/ideologia causou define o valor de ambas, uma melhor outra pior.  É basicamente a mesma coisa. Vamos julgar os católicos pelo que fizeram com indígenas como julgamos nazistas pelo que fizeram com judeus? Faz sentido o raciocínio?  Comparar nazismo e comunismo é comparar ideologias e motivações para ações de pessoas.  Co

Capital e Social + ismo

CAPITAL é dinheiro que gera dinheiro. ISMO é tem a ver com doutrinas ou sistemas. Logo Capitalismo é um sistema pensado e elaborado a partir do CAPITAL, pelo CAPITAL e para o CAPITAL. Isso significa, em tese, que um país capitalista que dá certo é um país que aumenta a riqueza de um ano pro outro. Que aumenta o PIB, o comércio, os lucros. E uma parcela de miseráveis é consequência inevitável. E outra parcela de pobres é necessária. Haver pobreza e fome no capitalismo não é dar errado. É parte dele, inerente, necessário. Se a riqueza tá crescendo tá dando certo, não importa se está se acumulando. Agora raciocina o oposto. SOCIAL + ISMO. Sistema pensado e elaborado para o bem estar social. Em tese, um país socialista que dá certo é o país em que não há fome, miséria, sofrimento social, mesmo que esse país não aumente sua riqueza de um ano pro outro. Num país socialista, mesmo que não haja circulação de marcas, importados, tecnologias, itens de consumo, ele pode dar certo. Não haver pobre

Xangô, o Rei dos reis

Kaô Kabiecíle Xangô, senhor da Justiça os olhos que tudo vê  a força do trovão  o machado de duas faces  que corta por igual  tal qual a justiça dos justo Xangô que é soberano entre todos os Obás e Iabás Kaô Xangô