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Linhagem do Candomblé Kêto no Brasil



As nações do Candomblé - ketu, angola e jeje
Linhagem do Candomblé Kêto no Brasil – Por Alan Geraldo Myleo
As informações que seguem foram retiradas do livro de Pierre Verger – Orixás – Deuses Iorubás na África e no Novo Mundo. A construção dessa linhagem que segue gera, até hoje, muitas divergências pois, além se serem baseadas em versões orais, envolvem uma certa vaidade devido a importância histórica, social, cultural e religiosa que envolvem tais versões.

1º Terreiro de Candomblé Kêto
(oficialmente reconhecido) (Primeira metade do séc. XIX)
Ilê Axé Iyá Nassô Oká
Barroquinha, Salvador – BA
1ª Yalorixá - Iyá Nassô
2ª Yalorixá – Marcelina Obatossí
3ª Yalodê ou Erelun(como era conhecida na sociedade Geledé)
Nome de batismo: Maria Júlia Figueiredo
Obs: essa é considerada a primeira linhagem da Nação Kêto fundada com o auxílio do Babalawô Bangboxê Obiticô. Segundo algumas versões orais, YáNassô era uma das três princesas vindas do Império de Oyó( junto com Yá Acalá e Yá Adetá) que foram alforriadas por outros escravos e libertos através da compra das cartas de alforrias.
A sucessão de Marcelina Obatossí por Yalodê não foi aceita por alguns membros da comunidade do Ilê Axé Iyá Nassô Oká. Dessa discordância nasce o Axé do Alto do Gantois e do Centro Cruz Santa do Axé (atual Casa Branca do Engenho Velho).

Terreiro Iyá Omi Axé Iyamassê – Alto do Gantois
Salvador – BA (Final do Séc. XIX)
Yálorixá Júlia Maria da Conceição (irmã de santo de Marcelina Obatossí)
Mâe Menininha do Gantois é a quarta geração desse axé, ou seja, ela seria a bisneta de santo de Júlia Maria, fundadora do Axé do Gantois.
Obs: Esse terreiro teve a contribuição de Adetá Okanlandê, de Oxossi. Essa mulher representava a família Arô, importante na cidade de Kêto, África.

Axé Opô Afonjá
(Casa Branca do Engenho Velho)
1ª Yalorixá – Eugênia Ana Santos  - Aninha Obabií;
Obs: foi auxiliada pelo Babalawô Essa Eburô(Joaquim
Vieira da Silva);
2ª Yalorixá – Tia Badá Olufandeí(Maria da Purificação Lopes) – 1938
3ª Yalorixá – Mãe Senhora Oxum Miua (Maria Bibiana do Espírito Santo)
Obs: Mãe Senhora tinha ligação sanguínea com YáNassô Oká. Por isso foi reconhecida pela realeza de Oyó como a matriarca e maior representante da linhagem real e sagrada do culto aos Orixás no Brasil. Esse reconhecimento causou polêmicas pelas imprecisões das informações, quase todas baseadas em relatos orais.
A atual Yalorixá desse terreiro é Mãe Estella de Oxóssi.

Gerações posteriores que levaram o Candomblé de Kêto para outras partes de Brasil
·         Asé Opô Aganju – Babalorixá Balbino Daniel de Paula – Salvador – BA (Origem: Casa Branca do Engenho Velho – Axé Opô Afonjá);
·         Ilê Ori Anlá Funfun – Babalorixá Idérito do Nascimento Corral – Guarulhos – SP(Origem: Alto do Gantois);
·         Axé Opô Afonjá em Coelho da Rocha – RJ - Yalorixá Agripina Souza de Xangô;
·         Terreiro Nossa Senhora das Candeias – Yalorixá Nitinha de Oxum;
·         Ilê Ogunjá – Matatu – Salvador – BA – Babalorixá Procópio Xavier de Souza – OgumJobi

Qualquer adepto do Candomblé nos dias atuais que tenta entender as origens de sua própria religião assim como seus fundamentos e liturgias se deparam com inúmeras contradições, incoerências e divergências entre os Axés em que se subdividiu a nação Kêto. A primeira divisão se deu pela não aceitação da determinação de uma Yalorixá, que muitos acreditaram ser a melhor escolha. Mas quem escolhe? Tradicionalmente, o mais velho da casa ou alguém de fora (de confiança). Outro ponto a se refletir é. A cada divisão algo era modificado dentro das liturgias. Pequenas regras, rituais, rezas, cantigas eram adaptadas por cada líder de um novo Axé ou Terreiro. Nessas modificações houveram maiores e menores níveis de respeito e coerência com as matrizes. Houveram também aqueles que em nada respeitaram as tradições mais fundamentais. Há os que adaptaram as regras ao tempo e ao espaço. É com conhecimento e bom senso que se avalia as medidas dessas divergências. O mais importante é conhecer, pensar e viver as tradições.   

Comentários

  1. Achei bem legal, pois você separou as linhagens sem esquecer a matriz muito bom parabéns .
    Wyooajagdnan.

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