Pular para o conteúdo principal

Direitos...

Uma analogia entre a música de Sá e Guarabira, SOBRADINHO (http://www.youtube.com/watch?v=WUi38wsiAdQ)  e o filme Narradores de Javé. 



A Guerra de Canudos. O sertão vai virar mar, e mar vai virar sertão. 
Dito e feito. O sertão virou mar, pois Antônio Biá, o único alfabetizado de Javé, não escreveu a história daquele povo. Talvez por que não se sentisse do próprio povo. Era um forasteiro. Não tinha raiz naquele "fim de mundo" que foi engolido pela águas da represa para a usina hidrelétrica. 

Há um século a República prometia modernidade. Mas modernidade exigia impostos. Impostos para oferecer direitos. E que direitos tinham os sertanejos? Direitos de perder suas terras, suas vacas magras. Mas a esperança da salvação cristã era viva no catolicismo popular e aflorada pelo messianismo sebastianista trazido por rebeldes da grande instituição I.C.A.R.. E assim, fatores diversos uniram milhares de sertanejos baianos, jagunços, beatas e "cabras da peste" em torno da luta por direitos civis. Mesmo que sem consciência disso, muitos daquele povo lutaram e morreram pelo direito de morar, comer, dormir e rezar sem ter que pagar impostos à "moderna República".

Hoje, a profecia de Conselheiro se fez. Milagre ou não, em vários lugares do Brasil pequenos agricultores, comunidades quilombolas e aldeias indígenas são engolidas pelas águas da modernidade, do progresso... "e o povo vai se embora com medo de se afogar". E não adiantaria "ajuntar" as memórias do lugar como tentaram fazer em Javé, pois, a força do progresso é a união do povo. Sim, ora. O povo do das fábricas, empresas, multinacionais, agroindústrias, extrativistas. Sim,  esse povo unido nunca é vencido.  

A República da espada afogou o povo de Canudos em sangue, em nome do progresso. Nossa república afoga comunidades inteiras com as águas das represas em nome do progresso. E a Declaração Universal? Constituição da República Federativa do Brasil? declaram que todos tem direito ao bem-estar. E para oferecer esse bem-estar temos que garantir luz, eletricidade, fábricas, shoppings, empresas para o povo. 

E como garantir isso sem grandes usinas hidroelétricas. Como dizia Maquiavel, "o fim justifica os meios". Assim afoguemos uns para "iluminar" outros. 

O MAB, MST, Via Campesina precisam compreender esse processo. Tudo que se faz é em nome do progresso e do bem estar do "povo". E eles são egoístas que querem comprometer os "direitos do povo' para seu próprio bem. Sendo que, eles mesmo nem são "povo brasileiro". São negros, mestiços, índios, pobres, vagabundos que não tem o que fazer e ficam invadindo terras de gente de bem. Gente descendente dos bons cristão europeus. Que conseguiram suas agroindústrias com muito suor e trabalho. Que se afiliaram à multinacionais querendo o melhor para o país. Esse sim é o povo brasileiro. 

QUE IRONIA, NÃO?!?!?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capital e Social + ismo

CAPITAL é dinheiro que gera dinheiro. ISMO é tem a ver com doutrinas ou sistemas. Logo Capitalismo é um sistema pensado e elaborado a partir do CAPITAL, pelo CAPITAL e para o CAPITAL. Isso significa, em tese, que um país capitalista que dá certo é um país que aumenta a riqueza de um ano pro outro. Que aumenta o PIB, o comércio, os lucros. E uma parcela de miseráveis é consequência inevitável. E outra parcela de pobres é necessária. Haver pobreza e fome no capitalismo não é dar errado. É parte dele, inerente, necessário. Se a riqueza tá crescendo tá dando certo, não importa se está se acumulando. Agora raciocina o oposto. SOCIAL + ISMO. Sistema pensado e elaborado para o bem estar social. Em tese, um país socialista que dá certo é o país em que não há fome, miséria, sofrimento social, mesmo que esse país não aumente sua riqueza de um ano pro outro. Num país socialista, mesmo que não haja circulação de marcas, importados, tecnologias, itens de consumo, ele pode dar certo. Não haver pobre

Comparação entre Nazismo e Comunismo

É comum argumentos rasos que comparam nazismo e comunismo com números de mortos. Quando pessoas com simpatia ao nazismo, ou antipatia ao comunismo, ou as duas coisas, não sabem falar sobre comunismo, elas costumam afirmar que na China de Mao Tsé Tung e na União Soviética morreram muito mais pessoas que no nazismo.  Esse é um raciocínio leviano, ou seja, raso. Pq?   Vamos comparar a quantidade de africanos e indígenas que morreram (e morrem) e foram escravizados ( e são) por 5 séculos. Daí a gente compara o catolicismo e o protestantismo com base em quantas pessoas ambos mataram? Daí a gente tem o valor de uma e de outra religião. Afinal o número de mortos que aquela fé/ideologia causou define o valor de ambas, uma melhor outra pior.  É basicamente a mesma coisa. Vamos julgar os católicos pelo que fizeram com indígenas como julgamos nazistas pelo que fizeram com judeus? Faz sentido o raciocínio?  Comparar nazismo e comunismo é comparar ideologias e motivações para ações de pessoas.  Co

a questão é ÉTICA. é sempre ética.

  lixo na rua, banheiros imundos, escola vandalizada, colar na prova, furar fila. golpistas de todos os tipos prosperam na sociedade de consumo. Cartão de crédito, boletos falsos, aplicativos e emails com fraudes. Golpe do celular, da casa própria, da funerária, do plano de saúde, do seguro do carro. Golpe atrás de golpe. polícia abusiva. grito, suborno, esculacho e humilhação, as vezes só porque o documento está atrasado, e o seu guarda não foi com sua cara. taxas, impostos e juros pra todo lado. absurdamente. abusivamente. e, por outro lado, propina solta pra fiscal deixar passar bastante contrabando. Celular, queijo, farinha de todos os tipos. É o mercado que gira de tudo, basta ter quem compra. tem mentira e manipulação ao vivo todo dia. tem omissão de informação, tem conchavo de empresa, com polícia, político e chefão de boca e milícia, e até com canal de televisão. Esse país é mesmo exemplo de ORGANIZAÇÃO. tem rádio, TV e jornal, que só informa o que quer. e no final dá no tom d