Pular para o conteúdo principal

A manutenção da ignorância





O Brasil é um dos países mais ricos em recursos naturais do planeta, porém seus recursos humanos não acompanham tal riqueza.

Temos abundância de todos os recursos materiais e naturais ao alto desenvolvimento, como água, minérios, terras agricultáveis, clima favorável, fontes de energia. E então? O que não temos? Um povo que saiba aproveitar isso.

Nosso povo Brasileiro é corrupto por essência, guardadas as excessões de uma pequena parcela. Uma vez que nossos representantes, tem como principal característica a corrupção, tal afirmação é validada, uma vez que os representantes são frutos povo. 


O famoso e cultuado jeitinho brasileiro tem sua mais expressão na habilidade e hábito de burlar leis, quebrar regras, tirar vantagens sobre tudo e todos, não pagar dívidas, trapacear, não cumprir datas e horários, dentre outras coisas. E tudo isso é considerado um aspecto positivo na mentalidade de nosso povo.

Nas escolas do Brasil os alunos e alunas podem ser classificados de acordo com os seguintes níveis de conhecimento:
·       
 Avançado: 2% à 5% - alunos  e alunas com plenas habilidades e competências necessárias à idade e série/ano e potencial intelectual além da média comum.
·       
Satisfatório: 15% à 20% - alunos e alunas com nível necessário e comum à série/ano.
·       
Insatisfatório: 50% à 60% - alunos e alunas abaixo do nível necessário a série ano. Baixo domínio de escrita e leitura, em condições de copistas, apenas.
·      
  Péssimo: 5% à 15% - alunos e alunas com quase ou nenhum domínio de escrita e leitura.

Tal condição intelectual que faz parte da realidade das escolas públicas do país não se deve à condição econômica ou capacidade intelectual de nosso povo. Mas sim, exclusivamente ao fator cultural.

Esse fator, cultural, envolve a relação do aluno com a escola, o acompanhamento dos responsáveis, o respeito em relação à funcionários, professores, à falta noção da importância da formação intelectual, dentre outros.
Nessa perspectiva faremos outra classificação, que diz respeito à relação aluno/escola:
·       
Interessados (realizam as atividades, concentram-se nas explicações, fazem as atividades e trabalhos extra-classe, respeitam a autoridade do professor, etc.) – 5% à 10% dos alunos e alunas.
·        
Relapsos (não praticam nenhum ou quase nenhum do itens citados anteriormente) – 10% à 20% dos alunos e alunas.
·      
  Indiferentes ( “Maria vai com as outras”, ou seja, aqueles que seguem o fluxo ) – 70% à 80% dos alunos e alunas.

Portanto, é fácil concluir que esses que seguem o fluxo, optam pelo fluxo da irresponsabilidade, da bagunça, do desinteresse. E dois fatores se somam para causar essa escolha comum à maioria.

O fator burocrático das políticas públicas educacionais e a sociedade de consumo.

Políticas públicas

O neoliberalismo integrou os índices de desenvolvimento humano aos critérios de apoio, empréstimos e concessões financeiras aos países em desenvolvimento. O país integrado a esse modelo econômico internacional deve, obrigatoriamente, apresentar números ao FMI, à UNESCO e outros órgãos, para que se consiga tais apoios financeiros e também para se esse país conste nos rankings internacionais. Nesse contexto a EDUCAÇÃO entra como um dos principais critérios de análise.

Tais números ligados à educação envolvem notas; freqüência; índice de matricula, de evasão, de conclusão e de reprovação; resultados de desempenho em provas regionais e nacionais (ENEM, SARESP, OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA, etc.), entre outras coisas.

Assim sendo o governo FEDERAL cobra do ESTADUAL. O ESTADUAL cobra da SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. A SECRETARIA DA EDUCAÇÃO cobra das DIRETORIAS REGIONAIS DE ENSINO. As DIRETORIAS cobram das UNIDADES ESCOLARES (diretor). O DIRETOR cobra do PROFESSOR. O PROFESSOR cobra dos ALUNOS. E o ALUNOS NÃO FAZEM NADA. Moral da história, o PROFESSOR faz papel de palhaço, agüenta desaforos de alunos e se vira para entregar resultados que não existem. São apenas números, pois, não existem métodos avaliativos eficazes quando os avaliados tem plena certeza de que aquilo é falso. Assim o projeto progressão continuada define as regras em baixo para que os números positivos de alunos da escola, aprovações e conclusões subam pela máquina burocrática educacional.

Sociedade de consumo


A mais direta e aplacável conseqüência da sociedade de consumo sobre a educação é a total banalização da cultura e da intelectualidade. Programas como Pânico da TV, Big Brother Brasil e Malhação direcionam todas as atenções e valores dos jovens à “cultura do deboche”, do preconceito, do erotismo banal, do consumo como significado de felicidade.

Os valores sociais e culturais são invertidos, dentro dessa lógica. Na escola quem estuda e aprender é alvo de repressão, de deboche. E quem vai a escola com o objetivo de não realizar atividades, depredar o ambiente, desrespeitar todas as normas e regras possíveis adquire STATUS perante o grupo.

É assim que os fatores se somam para promover o caos e a calamidade em que se encontra a educação e os valores em relação à escola e ao ensino em nosso país.

E no fim a culpa é do Professor. Que não se prepara. Que está antiquado. Não se atualiza. Que não tem autoridade na sala. Entre outras coisas.


Comentários

  1. Infelizmente estamos vivendo novamente (se é que em algum momento deixou de existir) neste grande "curral eleitoral", onde o voto de cabresto é legalizado, previsto em lei, sempre sob o disfarce da bolsa família, bolsa escola, bolsa... bolsa... que na verdade deveria chamar-se propina, ou esmola mesmo.

    É o bom e velho "cabresto" reeditado por novos coronéis de alcance infinitamente maior agora, longe dos sertões romanceados, cantados em verso e prosa, e ligados diretamente a nossa realidade de analfabetos diplomados, o que cria novas escusas, pois diplomados não podem ser considerados "ignorantes" votando.

    E faz-se a luz onde havia a escuridão da falta de instrução, de educação , pena que seja só um sinal tênue e não uma luz no final do túnel.

    A ignorância assistida é mais segura, e o bom e velho cabresto continuará servindo perfeitamente neste povo pseudo alfabetizado, despreparado e pronto para servir, mas que será sacrificado quando não suportar mais a carga.

    Enquanto o povo aceitar as verdades mastigadas e maquiadas pelo governo com sua "ajuda de custo", os poucos que saíram desta caverna para ver o que provocava as sombras na parede, sofrem, afinal não vivem de "bolsa", e tampouco conseguem conformar-se com esta vida de gado.

    ResponderExcluir
  2. "A mudança nos valores pessoais é inversamente proporcional ao valor que o povo tem para os que detém o poder... "

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Comparação entre Nazismo e Comunismo

É comum argumentos rasos que comparam nazismo e comunismo com números de mortos. Quando pessoas com simpatia ao nazismo, ou antipatia ao comunismo, ou as duas coisas, não sabem falar sobre comunismo, elas costumam afirmar que na China de Mao Tsé Tung e na União Soviética morreram muito mais pessoas que no nazismo.  Esse é um raciocínio leviano, ou seja, raso. Pq?   Vamos comparar a quantidade de africanos e indígenas que morreram (e morrem) e foram escravizados ( e são) por 5 séculos. Daí a gente compara o catolicismo e o protestantismo com base em quantas pessoas ambos mataram? Daí a gente tem o valor de uma e de outra religião. Afinal o número de mortos que aquela fé/ideologia causou define o valor de ambas, uma melhor outra pior.  É basicamente a mesma coisa. Vamos julgar os católicos pelo que fizeram com indígenas como julgamos nazistas pelo que fizeram com judeus? Faz sentido o raciocínio?  Comparar nazismo e comunismo é comparar ideologias e motivações para ações de pessoas.  Co

Capital e Social + ismo

CAPITAL é dinheiro que gera dinheiro. ISMO é tem a ver com doutrinas ou sistemas. Logo Capitalismo é um sistema pensado e elaborado a partir do CAPITAL, pelo CAPITAL e para o CAPITAL. Isso significa, em tese, que um país capitalista que dá certo é um país que aumenta a riqueza de um ano pro outro. Que aumenta o PIB, o comércio, os lucros. E uma parcela de miseráveis é consequência inevitável. E outra parcela de pobres é necessária. Haver pobreza e fome no capitalismo não é dar errado. É parte dele, inerente, necessário. Se a riqueza tá crescendo tá dando certo, não importa se está se acumulando. Agora raciocina o oposto. SOCIAL + ISMO. Sistema pensado e elaborado para o bem estar social. Em tese, um país socialista que dá certo é o país em que não há fome, miséria, sofrimento social, mesmo que esse país não aumente sua riqueza de um ano pro outro. Num país socialista, mesmo que não haja circulação de marcas, importados, tecnologias, itens de consumo, ele pode dar certo. Não haver pobre

Xangô, o Rei dos reis

Kaô Kabiecíle Xangô, senhor da Justiça os olhos que tudo vê  a força do trovão  o machado de duas faces  que corta por igual  tal qual a justiça dos justo Xangô que é soberano entre todos os Obás e Iabás Kaô Xangô