Pular para o conteúdo principal

Ética social e trabalho


A vaidade pode ser uma virtude. A vaidade intelectual, moral, social, espiritual são propulsores de qualquer ser humano provido de ética. Não existe ética por ética. A atitude humana e seus efeitos pessoais e sociais fazem parte da vaidade humana. Todo intelectual exerce uma vaidade cada vez mais incomum. O gosto pelo conhecimento. Mesmo que não seja utilizado para absolutamente nada, ou simplesmente para uma inútil masturbação de ego.

  Adquire-se e acumula-se conhecimento para a profissão e/ou para a vaidade, na maioria das vezes.

O trabalho é a ação que manifesta esse tipo de vaidade. Trabalhamos por dois motivos básicos: sustento material e realização moral.  Muitos se limitam à primeira motivação. Para outros tantos, a minoria,  essa realização moral tem como princípio ajudar a melhorar a humanidade. Um certo sentimento coletivista. Uma preocupação, mesmo que sutil, com o bem estar dos semelhantes.

A falta da ética no trabalho é uma das características do povo brasileiro. A corrupção individual. O boicote ao exercício de deveres individuais básicos, e a ausência de ética e cidadania são marcas profundas de nosso povo. E a falta de instrução ou grau de escolaridade não justifica essa realidade, pois essas atitudes não predominam na população de baixa renda. A maioria da população de classe média não sabe, nem mesmo, o significado da palavra ética. E nem querem saber.

Nossos administradores são frutos dessa realidade moral. Não existe compromisso ético de cima pra baixo nem de baixo pra cima em nossas estruturas políticas. Se o poder público não oferece os direitos do povo, o povo não cumpre seus deveres. E se o povo não recebe seus direitos, ele tem os motivos suficientes para não cumprir os deveres.

Um número de cidadãos muito reduzido, ainda preserva a ética social. E isso fica cada vez mais raro. De certa forma, a ética social é alvo de ridicularização, de deboche e desprezo. Em todas as amplitudes do trabalho e das instituições a ética é considerada algo desprezível. Em sala de aula, por exemplo, o aluno que se dispões a aprender e cumprir seus deveres, é alvo de ridicularização. No trabalho acontece o mesmo. Se o trabalhador faz questão de cumprir sua função com eficiência ele é alvo de desprezo e desrespeito.

A ausência da vaidade moral, ética e social permeia nosso povo.  

Comentários

  1. A ética moral e social só existe onde o conhecimento é usado para enriquecer o dia a dia e as relações, onde surge como meio de diferenciação, já não cumpre seu papel. De que adianta evoluir em conhecimento e não saber ou querer partilhar isso?
    Dividir conhecimento, mostrar à alguém novos caminhos e idéias, e principalmente ver o resultado disso é tão gratificante quanto guardar para si mesmo todas as respostas.
    Ética... esta palavra tem uma aplicação tão ampla que não pode simplesmente ser traduzida ou atribuída a poucos casos e situações, é o resultado do livre arbítrio agindo em prol de uma coletividade e do bem estar social, sem exceções.
    Vem de dentro... é o resultado da atitude correta em detrimento do que é no mínimo "duvidoso".
    A ética está em todos, mas a sua leitura e interpretação é muito pessoal, cada individuo é único e por isso cada interpretação também o é... ainda assim a ética é algo que sempre se deve passar adiante.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Capital e Social + ismo

CAPITAL é dinheiro que gera dinheiro. ISMO é tem a ver com doutrinas ou sistemas. Logo Capitalismo é um sistema pensado e elaborado a partir do CAPITAL, pelo CAPITAL e para o CAPITAL. Isso significa, em tese, que um país capitalista que dá certo é um país que aumenta a riqueza de um ano pro outro. Que aumenta o PIB, o comércio, os lucros. E uma parcela de miseráveis é consequência inevitável. E outra parcela de pobres é necessária. Haver pobreza e fome no capitalismo não é dar errado. É parte dele, inerente, necessário. Se a riqueza tá crescendo tá dando certo, não importa se está se acumulando. Agora raciocina o oposto. SOCIAL + ISMO. Sistema pensado e elaborado para o bem estar social. Em tese, um país socialista que dá certo é o país em que não há fome, miséria, sofrimento social, mesmo que esse país não aumente sua riqueza de um ano pro outro. Num país socialista, mesmo que não haja circulação de marcas, importados, tecnologias, itens de consumo, ele pode dar certo. Não haver pobre

Comparação entre Nazismo e Comunismo

É comum argumentos rasos que comparam nazismo e comunismo com números de mortos. Quando pessoas com simpatia ao nazismo, ou antipatia ao comunismo, ou as duas coisas, não sabem falar sobre comunismo, elas costumam afirmar que na China de Mao Tsé Tung e na União Soviética morreram muito mais pessoas que no nazismo.  Esse é um raciocínio leviano, ou seja, raso. Pq?   Vamos comparar a quantidade de africanos e indígenas que morreram (e morrem) e foram escravizados ( e são) por 5 séculos. Daí a gente compara o catolicismo e o protestantismo com base em quantas pessoas ambos mataram? Daí a gente tem o valor de uma e de outra religião. Afinal o número de mortos que aquela fé/ideologia causou define o valor de ambas, uma melhor outra pior.  É basicamente a mesma coisa. Vamos julgar os católicos pelo que fizeram com indígenas como julgamos nazistas pelo que fizeram com judeus? Faz sentido o raciocínio?  Comparar nazismo e comunismo é comparar ideologias e motivações para ações de pessoas.  Co

a questão é ÉTICA. é sempre ética.

  lixo na rua, banheiros imundos, escola vandalizada, colar na prova, furar fila. golpistas de todos os tipos prosperam na sociedade de consumo. Cartão de crédito, boletos falsos, aplicativos e emails com fraudes. Golpe do celular, da casa própria, da funerária, do plano de saúde, do seguro do carro. Golpe atrás de golpe. polícia abusiva. grito, suborno, esculacho e humilhação, as vezes só porque o documento está atrasado, e o seu guarda não foi com sua cara. taxas, impostos e juros pra todo lado. absurdamente. abusivamente. e, por outro lado, propina solta pra fiscal deixar passar bastante contrabando. Celular, queijo, farinha de todos os tipos. É o mercado que gira de tudo, basta ter quem compra. tem mentira e manipulação ao vivo todo dia. tem omissão de informação, tem conchavo de empresa, com polícia, político e chefão de boca e milícia, e até com canal de televisão. Esse país é mesmo exemplo de ORGANIZAÇÃO. tem rádio, TV e jornal, que só informa o que quer. e no final dá no tom d