Pular para o conteúdo principal

Autocracia ou República?

Autocracia literalmente significa a partir dos radicais gregos autos (por si próprio), kratos (poder), poder por si próprio. É uma forma de governo na qual um único homem detém o poder supremo.






A tirania das ditaduras vividas ao longo de nossa história um tipo de síndrome do pânico em relação à governos autocráticos ou monárquicos. A falta de organização e capacidade administrativa de Príncipes e Reis da Idade Moderna deram espaço aos modelos burgueses e capitalistas de governo conhecidos como democracia, república, presidencialismo ou parlamentarismo. Porém tais modelos são os mais recentes, e isso não significa que ao longo da história da humanidade não existiram prósperos e harmoniosos governos monárquicos ou autocráticos.

As ditaduras fascistas, nazista, militares e até as socialistas durante o século XX aconteceram sob a estratégia do imperialismo, da opressão e tirania. E por isso ruíram. A falta de identificação do povo para com os governos e as disputas internas por tronos e cargos assim como a competição econômica e territorial com outros países foram fatores para o fracasso desses governos. 

Uma monarquia ou autocracia pode se tornar necessária e eficiente quando um governo e seu povo não são capazes de estabelecer uma ordem necessária à harmonia social. E tal falta de capacidade se dá pela falta de virtudes intelectuais, ou a virtu tão mencionada por Maquiavel sobre as qualidades necessárias a um bom “Príncipe”. Uma república só adquire harmonia e estabilidade quando seu povo é capaz de impor e manter tal harmonia. Nesse estágio ético e social de um povo, qualquer conflito ideológico ou oposição política se torna uma fonte de vigor ao Estado, fortalecendo a capacidade de atender as necessidades do povo.
 No caso do caos político, da corrupção generalizada e da alienação e decadência ética de um povo, um estado politicamente rígido, ou seja, autocrático, torna-se a única solução imediata. O que cabe observar é que uma autocracia pode ser assassina e catastrófica, como o Nazismo. Porém poderia ser esplendorosa a ponto de oferecer bases fortes suficientes para construir promover uma saudável transição para uma república saudável e harmônica. Imagine se Hitler não cultivasse o ódio pelos judeus e também não tivesse a ambição de conquistar a Europa e o mundo?
Tudo depende da virtu, da ética, da coerência e da retidão do líder e das bases ideológicas e políticas que tal líder oferecesse à seu povo através da educação.

A maioria das repúblicas do mundo atual não são harmônicas. Há desigualdades extremas. Injustiças sociais gravíssimas, e total falta de humanismo por parte do Estado. Se uma autocracia estabelecesse um contrato social rígido e forte como propõe Hobbes e um senso de justiça social como propõe Rousseau, essa autocracia seria boa. O bem estar seria coletivo e justo. Mas enquanto isso não acontece continuamos com a esperança de que a ética de alguns consiga conviver com a corrupção da maioria e, lentamente, vá diminuindo as eternas injustiças sociais, ou pelo menos mantendo as condições de sobrevivência. 
Temos que manter a esperança de que a porcentagem econômica direcionada à educação e ao bem estar dos cidadãos aumentem alguns décimos ou centésimos a cada governo. Continuemos esperando que entre tanta politicagem e jogos de interesses reste políticas públicas que melhorem as condições de sobrevivência das pessoas.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Capital e Social + ismo

CAPITAL é dinheiro que gera dinheiro. ISMO é tem a ver com doutrinas ou sistemas. Logo Capitalismo é um sistema pensado e elaborado a partir do CAPITAL, pelo CAPITAL e para o CAPITAL. Isso significa, em tese, que um país capitalista que dá certo é um país que aumenta a riqueza de um ano pro outro. Que aumenta o PIB, o comércio, os lucros. E uma parcela de miseráveis é consequência inevitável. E outra parcela de pobres é necessária. Haver pobreza e fome no capitalismo não é dar errado. É parte dele, inerente, necessário. Se a riqueza tá crescendo tá dando certo, não importa se está se acumulando. Agora raciocina o oposto. SOCIAL + ISMO. Sistema pensado e elaborado para o bem estar social. Em tese, um país socialista que dá certo é o país em que não há fome, miséria, sofrimento social, mesmo que esse país não aumente sua riqueza de um ano pro outro. Num país socialista, mesmo que não haja circulação de marcas, importados, tecnologias, itens de consumo, ele pode dar certo. Não haver pobre

Comparação entre Nazismo e Comunismo

É comum argumentos rasos que comparam nazismo e comunismo com números de mortos. Quando pessoas com simpatia ao nazismo, ou antipatia ao comunismo, ou as duas coisas, não sabem falar sobre comunismo, elas costumam afirmar que na China de Mao Tsé Tung e na União Soviética morreram muito mais pessoas que no nazismo.  Esse é um raciocínio leviano, ou seja, raso. Pq?   Vamos comparar a quantidade de africanos e indígenas que morreram (e morrem) e foram escravizados ( e são) por 5 séculos. Daí a gente compara o catolicismo e o protestantismo com base em quantas pessoas ambos mataram? Daí a gente tem o valor de uma e de outra religião. Afinal o número de mortos que aquela fé/ideologia causou define o valor de ambas, uma melhor outra pior.  É basicamente a mesma coisa. Vamos julgar os católicos pelo que fizeram com indígenas como julgamos nazistas pelo que fizeram com judeus? Faz sentido o raciocínio?  Comparar nazismo e comunismo é comparar ideologias e motivações para ações de pessoas.  Co

a questão é ÉTICA. é sempre ética.

  lixo na rua, banheiros imundos, escola vandalizada, colar na prova, furar fila. golpistas de todos os tipos prosperam na sociedade de consumo. Cartão de crédito, boletos falsos, aplicativos e emails com fraudes. Golpe do celular, da casa própria, da funerária, do plano de saúde, do seguro do carro. Golpe atrás de golpe. polícia abusiva. grito, suborno, esculacho e humilhação, as vezes só porque o documento está atrasado, e o seu guarda não foi com sua cara. taxas, impostos e juros pra todo lado. absurdamente. abusivamente. e, por outro lado, propina solta pra fiscal deixar passar bastante contrabando. Celular, queijo, farinha de todos os tipos. É o mercado que gira de tudo, basta ter quem compra. tem mentira e manipulação ao vivo todo dia. tem omissão de informação, tem conchavo de empresa, com polícia, político e chefão de boca e milícia, e até com canal de televisão. Esse país é mesmo exemplo de ORGANIZAÇÃO. tem rádio, TV e jornal, que só informa o que quer. e no final dá no tom d