Pular para o conteúdo principal

Capitalismo e cristianismo

Todo sistema tem suas bases ideológicas. O sistema capitalista só se tornou concreto e vigente após a reforma protestante, que foi uma progressão e transformação nas bases da religião cristã. Uma adaptação aos novos tempos, já que as estruturas da Idade Média estavam fracassando perante o mundo do comércio. Assim a ética, a moral e a ideologia cristã fornece as bases para a consolidação do capitalismo e da sociedade de classes.


No campo da moral e da ética, a sociedade ocidental tem na herança do pensamento cristão uma lógica maniqueísta em que os opostos são inevitáveis. A concepção cristã de escolhidos e excluídos, assistidos e excomungados, salvos e condenados, fornece a base ideológica para a manutenção e o conformismo moral da sociedade de classes, semelhante à dialética materialista de Marx, porém sem uma síntese lógica e sim uma permanência estática dos opostos. 


O modo de pensar, de agir e lidar com as contradições do pensamento cristão não busca resolução. E sim se mantém no conformismo. A idéia de caridade completa tal ideologia. Pois a caridade adquire o papel de desencargo de consciência do indivíduo cristão que não tem a perspectiva de abolir a necessidade da caridade, mas sim praticá-la eternamente, pois os necessitados não são assistidos por Deus como os que doam e praticam a caridade.


A luta eterna entre o bem e o mal, é resignificada na luta eterna entre o rico e o pobre. O dono e o desprovido.


Comentários

  1. Eu discordo. Quando se fala em ética cristã, é uma expressão muito ampla e, por isso, perigosa, pois é a meu ver generalizante e indefinida. Eu usaria a expressão ética protestante, e para ser mais preciso, calvinista. O calvinismo serve de base para o capitalismo, e é ele que resignificou o conflito entre o bem e o mal num contexto econômico. Mas dizer que o cristianismo pregado por Cristo e pela igreja primitiva, isto é, a mensagem de que há dois caminhos, um de salvação e outro de perdição, ajudou na constituição do capitalismo (e que você, no meu ver, deu a entender quando usou o termo “cristã”) é um grande equívoco.

    ResponderExcluir
  2. A ética protestante é cristã. A contra-reforma católica adapta a ética cristã ao contexto econômico também. Cristo e cristianismo são muito distantes. Quase incomparáveis. A própria "Igreja Primitiva" não pode ser comparada aos ser humano Jesus de Nazaré, ao qual sabemos muito pouco sobre a veracidade dos fatos sobre ele. As relações morais e éticas do capitalismo são frutos da ética hebraica-cristã difundida pela "Igreja Primitiva" e readaptadas pela reformas religiosas.

    Obrigado, pela participação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tem agente que não é gente.

O conceito de agente público, servidor público, é um dos alicerces fundamentais do processo civilizatório que o Brasil quase não tem. Um agente público serve o público, defende o público, o interesse, os direitos, a segurança, os corpos e os lares do público. Público é o conjunto de cidadãos que pagam os impostos, que por sua vez pagam os salários, aposentadorias e todos os recursos para que existam as instituições públicas. Só que o agente precisa ter esse conceito e essa "crença" no papel social do SERVIÇO público. Antes de reparar no pior, vamos reparar no melhor. Se existe escola, hospital, coleta de lixo e outros serviços públicos que funcionam, bem ou mal, é graças aos bons servidores públicos. Se ainda há crianças aprendendo a ler e escrever, hospitais atendendo pessoas é graças aos bons servidores públicos. E a coisa toda, da polícia ao sistema funerário, só não é melhor por causa da quantidade enorme de pessoas despreparadas moralmente, psicologicamente e intelectua...

Linhagem do Candomblé Kêto no Brasil

Linhagem do Candomblé Kêto no Brasil – Por Alan Geraldo Myleo As informações que seguem foram retiradas do livro de Pierre Verger – Orixás – Deuses Iorubás na África e no Novo Mundo. A construção dessa linhagem que segue gera, até hoje, muitas divergências pois, além se serem baseadas em versões orais, envolvem uma certa vaidade devido a importância histórica, social, cultural e religiosa que envolvem tais versões. 1º Terreiro de Candomblé Kêto (oficialmente reconhecido) (Primeira metade do séc. XIX) Ilê Axé Iyá Nassô Oká Barroquinha, Salvador – BA 1ª Yalorixá - Iyá Nassô 2ª Yalorixá – Marcelina Obatossí 3ª Yalodê ou Erelun(como era conhecida na sociedade Geledé) Nome de batismo: Maria Júlia Figueiredo Obs: essa é considerada a primeira linhagem da Nação Kêto fundada com o auxílio do Babalawô Bangboxê Obiticô. Segundo algumas versões orais, YáNassô era uma das três princesas vindas do Império de Oyó( junto com Yá Acalá e Yá Adetá) que foram alforriadas por...

A Classe Média e a Manutenção da Desigualdade

A classe média brasileira é, atualmente, a mais numerosa entre as classes sociais existentes hoje. Nossa divisão social atualmente é representada pela seguinte tabela: Fonte: http://controle-financeiro.blogspot.com.br/2008/01/diviso-de-classes-sociais-no-brasil.html De acordo com o site R7 “Mais de 29 milhões de pessoas entraram para a classe C entre 2003 e 2009. Com isso, a chamada classe média passou a ser composta por 94,9 milhões de pessoas, representando 50,5% da população brasileira, segundo estudo da FGV (Fundação Getulio Vargas)”. (fonte: http://noticias.r7.com/economia/noticias/classe-media-do-brasil-ja-representa-mais-da-metade-da-populacao-20100910.html )              Tal classe média tem importantes representações. Economicamente representa a classe mais consumidora. O principal público do consumismo de massa. É a mola propulsora do capitalismo industrial, dos meios de comunicação em massa e de entretenime...