Pular para o conteúdo principal

Educação Humanista!

Educação funcional. Vestibular? Carreira? Emprego? Vida pessoal? Emocional? Politização?

Seria de grande valia se pudéssemos descartar o quesito vestibular devido seu caráter antipedagógico e funcional enquanto construção de conhecimento. Porém a seleção é algo inevitável em um sistema em que tecnologia, superpopulação, desigualdade social e de direitos são fatores que se somam em prol da livre e injusta concorrência. Nessa mesma realidade, emprego e carreira são separados do processo de politização, formação social, pessoal e emocional ainda nas instituições de ensino básico. Fatores que deveriam fazer parte de um todo são separados ainda na formação básica. As bases pedagógicas do ensino no mundo capitalista se limitam a vida profissional.
Vestibular é um mecanismo de seleção que há anos utiliza-se do ensino positivista para o processo de seleção de quem está apto a continuar os estudos dentro de um modelo de especialização para o mercado de trabalho. Essa lógica que poderia chamar de trabalhista, permeia os objetivos e métodos das instituições de ensino atuais. No entanto os critérios vida pessoal, emocional e político-social são itens inseparáveis na existência de qualquer individuo. Por isso o indivíduo que não tem essas questões trabalhadas no processo educacional torna-se um ser incompleto social e humanamente falando. Desse modo, enquanto ser incompleto, entrega-se mais facilmente à uma realidade utópica mergulhada na lógica consumista, narcisista e alheia á noções de humanismo. Cabe lembrar que esse fato está também ligado à questão da falência da educação familiar no mundo hipermoderno.
Considerando essa realidade nos âmbitos institucional e familiar em que ambos reproduzem a lógica hipermoderna que potencializa a noção da “liberdade de consumo” como padrão de vida e a busca por poder de consumo como condição ideal, o professor em sua condição de agente transformador, deve exercer sua autonomia ideológica e responsabilidade social que vá na contra mão da lógica hipermoderna. Desconstruir contradições em conceitos como progresso, evolução, desenvolvimento, consumo, liberdade, democracia são os primeiros passos para a ação educativa/social. Fundir diferentes disciplinas em função da transformação da lógica hipermoderna. Promover uma biologia em função da vida. Uma química de promoção da saúde e meio ambiente, uma matemática em função da justiça social, distribuição e clareza sobre economia. Usar das Línguas e Códigos em prol de um nacionalismo popular, original, autônomo. Usar a História para descontruir paradigmas e dogmas conservadores e eurocêntricos. Fazer da Geografia um mecanismo que estabeleça relações homem/natureza/espaço harmonicamente.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hoje é o dia do registro do meu vô.  Zé Nogueira.  Puxador de enxada. Agricultor raiz.  Aquele que planta, rega, aduba, colhe, carrega no carrinho de mão. Nunca gostou de explorar nem criação, como cavalo, mula e burro e boi. Aquele que pega, carrega e vende no carrinho de mão. Com as próprias mãos.  Anos e anos batendo perna na cidade inteira, vendendo e vendendo, à vista e fiado, mas cobrando com classe e gentileza: leva esse e fica devendo 2, dona Maria.  Zé Nogueira.  A pouca memória que tenho como neto dos do meio, é tanta que não cabe aqui.  Mas só sei que é boa. Memória boa. De um neto que herdou coisa boa.  Bença vô!

a questão é ÉTICA. é sempre ética.

  lixo na rua, banheiros imundos, escola vandalizada, colar na prova, furar fila. golpistas de todos os tipos prosperam na sociedade de consumo. Cartão de crédito, boletos falsos, aplicativos e emails com fraudes. Golpe do celular, da casa própria, da funerária, do plano de saúde, do seguro do carro. Golpe atrás de golpe. polícia abusiva. grito, suborno, esculacho e humilhação, as vezes só porque o documento está atrasado, e o seu guarda não foi com sua cara. taxas, impostos e juros pra todo lado. absurdamente. abusivamente. e, por outro lado, propina solta pra fiscal deixar passar bastante contrabando. Celular, queijo, farinha de todos os tipos. É o mercado que gira de tudo, basta ter quem compra. tem mentira e manipulação ao vivo todo dia. tem omissão de informação, tem conchavo de empresa, com polícia, político e chefão de boca e milícia, e até com canal de televisão. Esse país é mesmo exemplo de ORGANIZAÇÃO. tem rádio, TV e jornal, que só informa o que quer. e no final dá no t...

Por que evangélicos neopentecostais odeiam tanto as religiões afro?

Concorrência. Tantos os terreiros e centros de umbanda e candomblé quantos as igrejas neopentecostais se concentram nas periferias e favelas. Elas disputam um mesmo público em um mesmo espaço geográfico. Nas favelas e periferias estão as piores e mais frequentes mazelas. Drogas, violência doméstica, violência do tráfico, violência da polícia, falta de hospitais e escolas decentes. Na favela está concentrado o sofrimento geral que a pobreza causa. E tanto pastores e pastoras quanto pais e mães de santo estão atendendo e consolando essa gente sofrida. Cada uma consola a seu modo. Porém é comum as igrejas neopentecostais declararem ódio e intolerância abertamente contra "macumbeiros" como uma estratégia de manipulação e proveito da ignorância alheia. Um evangélico que mora na favela sempre tem um vizinho macumbeiro. O discurso do medo, do diabo, do feitiço, um pensamento medieval que ainda custa a vida e a honra das pessoas. Um macumbeiro não tem um evangélico como inimigo, a ...