Pular para o conteúdo principal

Postagens

Povo Como Gado

Dos tempos que temos passado Somos tocados como gado. Dos tempos que temos vivido De nossa boca só gemido. Independência pra quem é livre Paciência pra quem quer trigo. Republica para quem manda Imposto pra quem anda. Para o dono Estado Novo Pra quem trabalha pão com ovo. Nossa história é tão rica Cana de açúcar, café e muito ouro. Para o cidadão liberdade Para o patrão felicidade. Em nosso ouvido rede globo Em nossas mentes, mais um bobo. Ser feliz não é um sonho Se na novela eu me ponho. Amar ao próximo não convém O importante é o que se tem. Nesse mundo... como viver? Se ter e parecer valem mais do que ser. 

Violência

Termo que vem do Latim VIOLENTIA, “veemência, impetuosidade”, de VIOLENTUS, “o que age pela força”, provavelmente relacionada a VIOLARE, “tratar com brutalidade, desonrar, ultrajar”. Em outras palavras, violência é a ação de violar. De ultrapassar os limites da outra pessoa. Violar a integridade física ou moral de outra pessoa. Humilhar uma pessoa é um ato de violência tão grave quanto agredir fisicamente. No mundo animal a violência tem três   principais finalidades. Proteção, ataque e reprodução. Na natureza os animais devem se mostrar aptos para sobreviver aos obstáculos impostos por ela. Um macho se mostra mais forte para que a fêmea o escolha. Uma fêmea age com extrema violência quando sua prole é ameaçada. Os carnívoros usam de violência para conseguirem alimento. Os seres humanos se tornaram “superiores” às outras espécies por sua capacidade de raciocínio. Por sua capacidade de solucionar problemas com o mínimo de esforço físico possível. Porém,   permanece em no

Profissão professor: impotência ou incompetência?

A sala dos professores nas escolas públicas do Brasil são cenários para lamentações, reclamações, injúrias, lamentos e todo tipo de expressões de insatisfação que existem. Um pessimismo assombra as expectativas dos profissionais de ensino. Muitos são os fatores que levam a isso. Alguns justos e pertinentes como a impunidade para os malfeitores e sem respeito; a desvalorização financeira e moral do professor; as condições precárias das escolas, que é realidade em muitos locais; gestores sem formação e habilidades adequadas para o cargo; dentre outros. Porém uma boa parte dos alvos de tanta insatisfação é questionável. Será que os professores que tanto reclamam param para rever sua própria prática? Será que eles exercitam seu bom senso para perceber as mudanças sociais e as transformações da mentalidade cultural à sua volta? Será que eles respeitam os alunos como exigem que sejam respeitados? Será que, quando esses professores tomam alguma atitude e se posicionam perante dete

A Família

O que é uma família. Nos dicionários comuns consta que é o conjunto das pessoas relacionadas, por criação ou geneticamente, a alguém. P ai , mãe , filhos , avôs etc. Na etimologia, provém do Latim familia , que significa o conjunto das propriedades de alguém, incluindo escravos e parentes; familia vem de famulus , que significa escravo doméstico . Historicamente, a família é a instituição mais antiga entre os seres humanos. É o tipo de organização que predominou em muitas culturas. Desde os Mongóis, passando pela África e Europa e chegando na América. Ao longo dos tempos muitas outras instituições surgiram, mas nenhuma substituiu a família. Porém, tal instituição tem um significado social que vai além da questão genética. Muitas famílias se tornaram verdadeiras organizações comerciais e políticas. Basta observar a formação das máfias. Muito bem exemplificado pela trilogia “O Poderoso Chefão”, a família patriarcal, em que o homem mais velho e mais experiente controla e pro

O que você espera?

Espero ser feliz. Espero conquistar um grande amor. Espero não me machucar. Espero me divertir ao máximo. Espero que as pessoas gostem de mim. Espero que as pessoas que eu gosto sejam felizes. Espero ter sucesso na vida. Espero ter um bom emprego. Espero poder ajudar as pessoas. Espero aprender muitas coisas. Espero desenvolver dons artísticos. Espero superar minhas dificuldades. Espero me tornar uma pessoa melhor a cada dia. Espero ter paciência com os ignorantes e compreensão para com os incompreensíveis. Espero que as pessoas que dizem me amar entendam meus defeitos e ações. Espero não magoar meu próximo. Espero não ofender outras pessoas. Espero ter sempre coisas saborosas para comer. Espero não ter problemas de saúde. Espero ser capaz de superar com facilidade qualquer problema que me ocorra.  Espero... Espero... Espero....  é... acho que nunca conseguirei... mas... espere um pouco... e se eu substituir a palavra espero por quero... ah... aí tenho mais chances, afinal "q

Teoria do Amor Verdadeiro

Para a harmonia das relações humanas não há fórmulas. Porém temos que buscar pensá-las constantemente. E qual é a mais significativa e relevante relação humana? O AMOR. O amor é capaz de desequilibrar qualquer ser humano. Tirar do foco, por mais importante que seja esse foco. Muda radicalmente a vida das pessoas sem que elas tenham controle sobre o isso. Muitos, se não a maioria, vivem pelo e para o amor. Buscando algum amor em algum lugar. Lutando por um específico, porém impossível. Vivendo na contemplação platônica, consciente e conformado com a não concretização desse amor. Há também as desilusões. Traições. A perda da pessoa amada. Há ainda o amor inesperado. Inusitado. Quase impossível pelas condições sociais, de gênero, cor, classe. O amor   aviva e destrói. Em diferentes medidas, contextos e momentos. O amor é egoísta. Individualista. Não abre mão de vaidade por nenhuma situação. É também traidor. Pela própria vaidade. Contudo, é provável ou possível um amor verdade

Carisma e autoridade: A difícil tarefa de enfrentar adolescentes

O choque de gerações sempre existiu e sempre vai existir. Os adolescentes não entendem os adultos. Não entendem o mundo, sua vida nem a si mesmos. Aliás, não é da natureza da adolescência compreender as coisas. A marca desta fase da vida é a incompreensão. A incompreensão deles sobre o que é certo ou errado, sobre o que é bom ou ruim para si mesmos, torna extremamente necessário, à vida dos adolescentes, referências de autoridade. Os adolescentes de hoje, que tem pais que foram adolescentes nas décadas de 80 e 90, vivem um interessante fenômeno que é a falta de autoridade em suas vidas, salvo as exceções. Ou seja, o comportamento de muitos adolescentes em ambientes sociais como a escola, em grande parte, é reflexo de uma certa carência de autoridade. Daí surgem sérios conflitos entre alunos e professores. A maior reclamação da maioria dos professores atualmente é, sem dúvida, a falta de respeito e o descaso de adolescentes em relação aos professores. A questão é que