Pular para o conteúdo principal

É possível uma revolução socialista no mundo atual?


OBS: Ethos, na Sociologia, é uma espécie de síntese dos costumes de um povo. O termo indica, de maneira geral, os traços característicos de um grupo, do ponto de vista social e cultural, que o diferencia de outros. Seria assim, um valor de identidade social.

A humanidade vive uma crise em suas relações. Ao compararmos a essência das relações sociais das antigas sociedades coletivistas (que sobrevive em alguns pontos do planeta na forma de comunidades tribais e rurais de subsistência) percebemos o quanto nossas relações se distorceram da origem.

Ao longo do tempo nossas relações sócio-culturais em todas as suas amplitudes estão se tornando complexas à mesma medida em que multiplicam-se os habitantes em nosso planeta. Uma das dimensões de maior relevância no processo de “evolução” da humanidade, foi o surgimento dos sistemas econômicos complexos, que por sua vez definiu o caráter das estruturas sociais, culturais e políticas. O sistema econômico e suas estruturas não se limitam à padrões administrativos, comerciais e legislativos. Ele define também a essência, o ethos  dos grupos humanos.

O polêmico sistema capitalista criou seu padrão moral e ético que tem como bases o individualismo, a liberdade de consumo e a acumulação de bens como estado de felicidade. Porém nem todos aceitam pacificamente tal condição, e se inspiram nas ideologias de esquerda para se manifestarem contra o sistema capitalista.
Essa constante, comum e necessária insatisfação em relação ao capitalismo, que se baseia no discurso socialista, e que defende a necessidade de uma revolução social, quase sempre se perde e se esvazia quando se remete ao fracasso dos governos socialistas já implantados assim como à questão das liberdades individuais tão “importantes” na sociedade globalizada hipermoderna que foram suplantadas pelos ditadores socialistas. Temos que concordar que o  socialismo pela ditadura foi um fracasso.

Isso significa que o socialismo, ou mesmo um modelo de governo que promova o nivelamento social , é impensável nos dias de hoje? Para responder essa questão é preciso estabelecer concepções sobre o que é socialismo e o que é comunismo.
O comunismo é a relação social mais antiga. Dos tempos das comunidades tribais da pré-história. E que, como já disse, ainda persiste nos confins do planeta. Em um comunismo tribal todos compartilham dos mesmos bens materiais, dos mesmos locais de convivências e tem os mesmos direitos e deveres. O que organiza e diferencia é a hierarquia. O chefe, o filho do chefe e qualquer outro membro da comunidade dispõem  dos mesmos recursos materiais. Todo bem é coletivo. Desde a caça do melhor caçador até a terra em que se planta. Isso é comunismo. A organização hierárquica tribal se sustenta pela ancestralidade, pela religião e pela comunhão. Por um consenso entre os habitantes mais experientes.

Atualmente assistimos às conseqüências mais graves do capitalismo “profetizadas” por Marx e marxistas, como as desigualdades sociais extremas e os impactos ambientais catastróficos. Porém os debates, movimentos e organizações de esquerda continuam lutando contra o sistema.

Já foi provado que a justiça social pela ditadura não funciona. Mas então o que funciona? Assim como o sistema criou um ethos próprio, é necessário construir um ethos que vá contra o ethos vigente. O socialismo fracassou. O comunismo tribal foi enterrado no passado. Cabe a humanidade repensar sobre si. Se transformar. Criar um novo ethos. Mais humano. O próprio capitalismo precisa incentivar um novo ethos. O sistema está cavando seu próprio buraco. As estruturas criadas anularam uma possibilidade de revolução. Não existe mobilização. A maioria dos socialistas por ideologia não abrem mão de seu conforto em carrões, mansões, tecnologia e geladeira abarrotadas de fast foods.

 




No verdadeiro comunismo, antigo, raríssimo entre as populações humanas atuais, exige um ethos próprio. Um ethos coletivista. Um ethos em que o grupo, o coletivo é sempre mais importante do que o “eu”. Isso é quase impensável, pelo menos entre a civilização ocidental.

O socialismo é possível no Ocidente? Não.

Mas a transformação da essência do ser precisa acontecer. Não é uma questão de opção. O mundo pede socorro. A humanidade desfavorecida morre de sede, de fome, de doenças. São as primeiras a sofrer as conseqüências dos desastres ambientais. E essas conseqüências estão subindo os degraus.

Comentários

  1. Existem alguns pensadores que colocam a questão: Socialismo ou barbárie? Não sei se chegaremos a esta situação... assim como não sei se o socialismo é possivel e se for, qual socialismo?
    O que podemos afirmar é que o capitalismo não é um sistema que existiu desde sempre, mas sim, fruto de relações históricas que proprocionaram sua formação e consolidação, e que por hora parece capaz de se transformar e remodelar de acordo com suas crises estruturais e conjunturais, anulando, reprimindo e desmobilizando e desarticulando quaisquer movimentos que visem sua superação. O que não significa por outro lado, que não hajam possibilidades de transformações sociais que visam minimizar as diferenças sociais ocasionadas pelo capitalismo, mediante as vias institucionais e atraves de reformas reclamadas pelas classes populares e os excluídos.

    ResponderExcluir
  2. O socialismo real fracassou redondamente em sua dupla profecia do progresso e da revolução. Tem um livro excepcional do Antonio Negri chamado "Adeus Socialismo".

    Gostei do blogue e te sigo, parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Não concordo em muitos pontos do texto,mais de qualquer forma é um texto bem elaborado e pertinente. Uma outra coisa que sentir falta foi da citação do ANARQUISMO ( ou Socialismo-libertário)como uma das correntes de negação do sistema capitalista e sua oposição teórica e pratica ao socialismo como correntes de esquerda.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Comparação entre Nazismo e Comunismo

É comum argumentos rasos que comparam nazismo e comunismo com números de mortos. Quando pessoas com simpatia ao nazismo, ou antipatia ao comunismo, ou as duas coisas, não sabem falar sobre comunismo, elas costumam afirmar que na China de Mao Tsé Tung e na União Soviética morreram muito mais pessoas que no nazismo.  Esse é um raciocínio leviano, ou seja, raso. Pq?   Vamos comparar a quantidade de africanos e indígenas que morreram (e morrem) e foram escravizados ( e são) por 5 séculos. Daí a gente compara o catolicismo e o protestantismo com base em quantas pessoas ambos mataram? Daí a gente tem o valor de uma e de outra religião. Afinal o número de mortos que aquela fé/ideologia causou define o valor de ambas, uma melhor outra pior.  É basicamente a mesma coisa. Vamos julgar os católicos pelo que fizeram com indígenas como julgamos nazistas pelo que fizeram com judeus? Faz sentido o raciocínio?  Comparar nazismo e comunismo é comparar ideologias e motivações para ações de pessoas.  Co

Capital e Social + ismo

CAPITAL é dinheiro que gera dinheiro. ISMO é tem a ver com doutrinas ou sistemas. Logo Capitalismo é um sistema pensado e elaborado a partir do CAPITAL, pelo CAPITAL e para o CAPITAL. Isso significa, em tese, que um país capitalista que dá certo é um país que aumenta a riqueza de um ano pro outro. Que aumenta o PIB, o comércio, os lucros. E uma parcela de miseráveis é consequência inevitável. E outra parcela de pobres é necessária. Haver pobreza e fome no capitalismo não é dar errado. É parte dele, inerente, necessário. Se a riqueza tá crescendo tá dando certo, não importa se está se acumulando. Agora raciocina o oposto. SOCIAL + ISMO. Sistema pensado e elaborado para o bem estar social. Em tese, um país socialista que dá certo é o país em que não há fome, miséria, sofrimento social, mesmo que esse país não aumente sua riqueza de um ano pro outro. Num país socialista, mesmo que não haja circulação de marcas, importados, tecnologias, itens de consumo, ele pode dar certo. Não haver pobre

Xangô, o Rei dos reis

Kaô Kabiecíle Xangô, senhor da Justiça os olhos que tudo vê  a força do trovão  o machado de duas faces  que corta por igual  tal qual a justiça dos justo Xangô que é soberano entre todos os Obás e Iabás Kaô Xangô