Pular para o conteúdo principal

Matemática da desigualdade sem números


Às vezes, quando estou entediado, fico pensando na desigualdade. Talvez, por excesso de conforto e felicidade, me ponha a preocupar-me com os problemas dos outros.

Fico com teorias malucas, sem sentido, que não servem pra nada. Mas mesmo assim insisto. Talvez me faça parecer sensível, intelectual. Como se eu fosse alguém que se importa com os problemas do mundo.

Tento entender a matemática por traz de tudo. Matemática. A desigualdade é uma questão de matemática. 

Não é teoria, política, ideologia, filosofia. É matemática. Poderíamos talvez dizer, por assim dizer, que aquilo que chamamos de riqueza é resultado da soma das coisas que existem na natureza com a força de nosso trabalho, que transforma tais coisas em outras coisas.

 E essas coisas que vem de outras coisas e que geram ainda outras coisas vão se multiplicando na medida da engenhosidade e empenho de quem as multiplica.

Porém, tal engenhosidade e empenho têm um limite humano. Se a propriedade privada é um direito natural a partir do momento em que transformamos algo da natureza com nosso esforço, nossa propriedade privada deveria se limitar a tudo o que é fruto do nosso esforço.

Como pode alguém ficar tão milionário que não consegue nem mesmo gastar tudo que ganha, e mesmo assim continua a multiplicar sua riqueza?

Porque tal riqueza não foi ele quem produziu. Foi o trabalho de outros que foram convencidos de que a terra de onde saíram as coisas que eles transformaram em outras coisas não era deles. E sim de um dono.

E assim, as pessoas que acreditaram que a terra tinha um dono passaram a trabalhar para esse dono. E todas as coisas que transformavam em outras coisas não eram suas, mas sim do dono de onde vieram as primeiras coisas.

Por isso é matemática. Se uma pessoa produz 10 e ganha por 1, pra onde vai os outros 9? Pra alguém que não trabalhou para produzir tais coisas. Alguém que disse que era o dono de onde veio as coisas que foram transformadas em outras coisas que foram transformadas em riqueza.

E assim a produção das coisas, ao longo do tempo, foram adquirindo dimensões matemáticas multiplicativas.

E surgiram donos da terra, donos das árvores, das frutas, dos minerais, das estradas, das fontes de água, de combustível. Donos até das ondas eletromagnéticas. E passaram a vender para os trabalhadores o fruto de seu próprio trabalho.

E os donos se especializaram em um trabalho que consiste em vender os produtos de trabalhadores.

Criaram uma matemática que diz que um trabalhador recebe por uma parte do seu trabalho para o dono sempre possa ter condições de lhe oferecer trabalho.

E os donos criaram leis que protegem os trabalhadores deles mesmos. E criaram governos que cria todas as condições para que os donos vendam cada vez mais as coisas que trabalhadores produzem para os próprios trabalhadores comprarem.

E esse mesmo governo criou condições para que esses donos se mantenham sempre estáveis, com poder para manter os trabalhadores produzindo coisas para que outros trabalhadores comprem.

E os donos vão acumulando uma parte do trabalho de cada trabalhador para garantir que os trabalhadores sempre tenham trabalho. E essa matemática nos convence que os donos, e os governos criados pelos donos, nos protegem e gratificam com benefícios como uma TV com transmissão gratuita de programas de entretenimento aos domingos, um 13º salário e pessoas felizes nas novelas reproduzindo o reflexo da vida dos trabalhadores.

Os trabalhadores produzem todas as coisas que pertencem aos donos. E tudo o que sobra para eles (os donos), falta para as milhares de crianças (filhas dos desempregados) que morrem de fome todos os dias em um mundo onde cães de estimação vivem com mais conforto que humanos. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comparação entre Nazismo e Comunismo

É comum argumentos rasos que comparam nazismo e comunismo com números de mortos. Quando pessoas com simpatia ao nazismo, ou antipatia ao comunismo, ou as duas coisas, não sabem falar sobre comunismo, elas costumam afirmar que na China de Mao Tsé Tung e na União Soviética morreram muito mais pessoas que no nazismo.  Esse é um raciocínio leviano, ou seja, raso. Pq?   Vamos comparar a quantidade de africanos e indígenas que morreram (e morrem) e foram escravizados ( e são) por 5 séculos. Daí a gente compara o catolicismo e o protestantismo com base em quantas pessoas ambos mataram? Daí a gente tem o valor de uma e de outra religião. Afinal o número de mortos que aquela fé/ideologia causou define o valor de ambas, uma melhor outra pior.  É basicamente a mesma coisa. Vamos julgar os católicos pelo que fizeram com indígenas como julgamos nazistas pelo que fizeram com judeus? Faz sentido o raciocínio?  Comparar nazismo e comunismo é comparar ideologias e motivações para ações de pessoas.  Co

Capital e Social + ismo

CAPITAL é dinheiro que gera dinheiro. ISMO é tem a ver com doutrinas ou sistemas. Logo Capitalismo é um sistema pensado e elaborado a partir do CAPITAL, pelo CAPITAL e para o CAPITAL. Isso significa, em tese, que um país capitalista que dá certo é um país que aumenta a riqueza de um ano pro outro. Que aumenta o PIB, o comércio, os lucros. E uma parcela de miseráveis é consequência inevitável. E outra parcela de pobres é necessária. Haver pobreza e fome no capitalismo não é dar errado. É parte dele, inerente, necessário. Se a riqueza tá crescendo tá dando certo, não importa se está se acumulando. Agora raciocina o oposto. SOCIAL + ISMO. Sistema pensado e elaborado para o bem estar social. Em tese, um país socialista que dá certo é o país em que não há fome, miséria, sofrimento social, mesmo que esse país não aumente sua riqueza de um ano pro outro. Num país socialista, mesmo que não haja circulação de marcas, importados, tecnologias, itens de consumo, ele pode dar certo. Não haver pobre

Xangô, o Rei dos reis

Kaô Kabiecíle Xangô, senhor da Justiça os olhos que tudo vê  a força do trovão  o machado de duas faces  que corta por igual  tal qual a justiça dos justo Xangô que é soberano entre todos os Obás e Iabás Kaô Xangô